- Publicidade -

24° Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro anuncia animações pré-selecionadas

Publicado em:

A Academia Guarani de Cinema, organizada pelo site Papo de Cinema, acaba de divulgar as animações pré-selecionadas para concorrer ao 24° Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro. Ao todo, vinte filmes figuram na lista inicial, da qual cinco serão anunciados como finalistas no próximo dia 05 de agosto. A comissão reuniu, nesta primeira fase de votação, cerca de 70 críticos ligados as principais associações nacionais. Já para a segunda fase, que revelará os vencedores da edição 2019, mais de 100 críticos de diversas regiões do Brasil serão convidados a participar.

A categoria de Melhor Animação foi implementada em 2018 no Prêmio Guarani, mas contemplou apenas longas-metragens. Em 2019, inclusive pela falta de quórum quanto ao formato – de 165 longas lançados no ano passado, apenas um era animado –, foi aberta a possibilidade de curtas concorrerem. Os filmes pré-selecionados foram premiados em eventos como Festival de Gramado, Cine PE, Cine Ceará, Anima Mundi, Animage e Lanterna Mágica. Muitos também figuram na lista prévia da distinção oferecida anualmente pela Academia Brasileira de Cinema.

Neste ano, além da inclusão dos curtas animados, a 24ª edição do troféu contará com outras novidades, como as categorias Curta Documentário e Curta Ficção, cujos pré-selecionados serão divulgados em breve.

Criado em 1995 pelo crítico Robledo Milani, a premiação é a mais ampla e tradicional da sétima arte brasileira. Todos os indicados do 24° Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro foram escolhidos a partir dos votos dos quase 70 membros da Academia Guarani de Cinema Brasileiro, profissionais da crítica nacional de todo o país, a maioria ligados às principais associações da classe: ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul), ACECCINE (Associação Cearense de Críticos de Cinema) e ACCRJ (Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Confira a lista das animações pré-selecionadas:

11010, de Onze
8 Patas, de Fabrício Rabachim, Gabriel Barbosa, Pietro Nicolodi
Aconteceu Naquela Manhã, de Arnaldo Galvão
Almas, de Marcos Faria
Aquário, de Alice Andreoli Hirata
Bolha, de Mateus Alves
Celuloukos, de Oziel Pereira
@Disexta, de André Catoto
Gravidade, de Amir Admoni
Guaxuma, de Nara Normande
Lé com Cré, de Cassandra Reis
O Evangelho Segundo Tauba e Primal, de Márcia Deretti e Márcio Jr.
O Homem da Caixa, de Alê Borges, Álvaro Furloni e Guilherme Gehr
O Malabarista, de Iuri Moreno
Òpárá de Òsùn: Quando Tudo Nasce, de Pâmela Peregrino
Peixonauta: O Filme, de Célia Catunda, Kiko Mistrorigo, Rodrigo Eba
Plantae, de Guilherme Gehr
Sobre a Gente, de Beatriz Lindenberg
Sonder, de Nicole Janér
Submerso, de Pedro Harres

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -