- Publicidade -

29º Arte de Portas Abertas comemora 15 anos da Associação de Artistas de Santa Teresa

Publicado em:

A 29.ª edição do Arte de Portas Abertas em Santa Teresa promovida pela Chave Mestra – Associação dos Artistas Visuais Chave Mestra – está confirmada para 20 e 21 de julho (sábado e domingo), de 10 às 18 horas, no tradicional bairro carioca. Em 2019, serão celebrados quinze anos da associação com visitação de ateliers, espaços culturais e intensa programação artística.

“Qual é o lugar de criação nas artes? Qual a diferença entre o atelier e o laboratório de um cientista? O Arte de Portas Abertas é um projeto pioneiro na área de artes visuais que consiste na abertura ao público dos ateliers de Santa Teresa. É uma chance única de mostrar aos cariocas o processo de feitura e pesquisa em diferentes linguagens. Este ano reunimos quarenta artistas plásticos do Rio de Janeiro em homenagem aos quinze anos da Chave Mestra, uma das mais importantes associações de artistas do Brasil” esclarece Alexandre Palma, integrante da atual diretoria executiva da Associação Chave Mestra.

O evento será aberto no dia 19 de julho, às 18h, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, com inauguração de exposição coletiva e palestra de Paco de Assis sobre os desafios do associativismo na área cultural. Em seguida, o Coral Encanta Santa vai se apresentar sob a regência do Maestro Roberth Salles. Trabalhos dos artistas associados estarão à venda no Instagram @arte_de_portas_abertas .

O destaque é a participação de Anna Bella Geiger, recentemente em cartaz no Museu de Arte Moderna com “Aqui é o Centro”. Geiger apresentará, no dia 20 de julho, às 18h, na Casa Amarela, a palestra “Palavra de Artista”, com mediação de Verônica Damasceno, professora da Escola de Belas Artes da UFRJ. Outro destaque na Casa Amarela é a exposição dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Luiz Bhering e a individual de Deborah Costa.

Os ateliês de Claudio Valério Teixeira, Getúlio Damado, Pedro Grapiúna, Marcius Tristão e o Espaço Donana oferecem belas surpresas ao público, que também poderá visitar o trabalho de Ziza Dourado no Museu da Chácara do Céu.

A exposição no Centro Cultural Laurinda Santos exibe talentos como Clara Cavendish, Ana Moura, Anísio Couto, Regina Marconi e Carmen Givoni. Além da mostra coletiva com artistas da Chave Mestra, o local receberá no dia 20 de julho, às 14h, palestra com a artista Sandra Tucci, Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Curadoria em Artes do SENAC-SP.

Ao longo do evento, com curadoria de Osvaldo Carvalho e Juliano Guilherme, o Largo das Neves acolherá, ao longo do dia, oficina de estêncil do coletivo Nata Família, além de apresentações de artistas como Nave Dantes e Wagner José e seu Bando. No domingo, 21 de julho, o público poderá acompanhar a realização da pintura mural “Cadê o Bonde da Paula Mattos” do artista Dhavid Amadeus. O encerramento do evento terá a apresentação do “Cacau Amaral e Boi da Lua Cheia com Cacuriá”, domingo, 21, as 19 h, no Largo das Neves.

O Arte de Portas Abertas 2019 conta ainda com som e comidas típicas no Arraiá do Pontes de Saberes, projeto social de Santa Teresa: no sábado, 20 de julho, as atividades começam às 14 horas com Oficina de Camila Farias.

Serviço:
Arte de Portas Abertas
Datas e horários: 20 e 21 de julho (sábado e domingo), das 10 às 18h
Abertura: dia 19/07, às 18h, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo (Rua Monte Alegre, 306)
Local: Santa Teresa
Entrada gratuita
Classificação Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -