- Publicidade -

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro acontecerá em São Paulo pela primeira vez

Publicado em:

 São Paulo acaba de ser escolhida como a cidade-sede do 18º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O evento será realizado em 14 de agosto, no Theatro Municipal, e passa a integrar o Agendão, calendário cultural integrado do programa São Paulo Capital da Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura, e o Programa SP Audiovisual, do Governo do Estado. É a primeira vez em 18 anos que a maior e mais importante premiação do cinema nacional sai do Rio de Janeiro para acontecer em outra cidade.

O anúncio aconteceu na manhã desta sexta-feira (05/07), em cerimônia realizada na Prefeitura de São Paulo, e contou com a presença do prefeito Bruno Covas; do secretário municipal de Cultura, Alê Youssef; do secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão; da presidente da Spcine, Laís Bodanzky; e do presidente da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Peregrino.

A mudança se deu por conta de uma articulação entre a Academia Brasileira de Cinema, que organiza o prêmio, a Spcine, a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. O local da premiação em 2020 também está definido. Será na Sala São Paulo, equipamento cultural do Estado gerido pela Fundação Osesp.

“A difusão do audiovisual é um dos movimentos estratégicos do programa São Paulo Capital da Cultura, da Prefeitura de São Paulo. A vinda do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro para nossa cidade é muito importante nesse contexto, pois dá visibilidade às ações da nossa Spcine e simboliza com clareza São Paulo como a capital da cultura”, afirma Alexandre Youssef, secretário Municipal de Cultura de São Paulo.

Para Laís Bodanzky, diretora-presidente da Spcine, é uma honra levar o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro para a cidade. “O prêmio é uma importante janela para projetar a produção nacional para o país e para o mundo, uma vez que a academia é responsável por indicar títulos para grandes prêmios internacionais como o Oscar e o Goya. Realizar este evento em uma casa como o Theatro Municipal em 2019 e a Sala São Paulo em 2020 é uma forma de impulsionar o evento para que ele se torne cada vez maior e mais conhecido.”

“A cultura é uma das prioridades da gestão do governador João Dória e por isso estamos fazendo em 2019 um investimento recorde no desenvolvimento do setor audiovisual paulista, considerando igualmente a capital e o interior”, afirma Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado. “Nada mais adequado, portanto, do que trazer a principal premiação do cinema brasileiro para cá, com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura e patrocínio da Sabesp.”

“O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro passa a ser itinerante a partir de agora. Nosso desejo é estar mais perto dos profissionais do setor, em âmbito nacional, para celebrar a diversidade da nossa indústria não só no eixo Rio-São Paulo como em todo o país”, anuncia Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema.

Os premiados com o Troféu Grande Otelo em 30 categorias serão conhecidos durante a cerimônia, que terá transmissão ao vivo pela TV no Canal Brasil e pela internet no Canal Brasil Play.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -