- Publicidade -

No Coração do Mundo: Gabriel Martis e Maurílio Martins misturam diversos gêneros

Publicado em:

Contagem, região metropolitana da Minas Gerais. Marquinhos (Leo Pyrata) vive de bicos e pequenos roubos enquanto ainda vive com a mãe e a irmã. Assim como toda a comunidade que o cerca, ele quer algo maior, sair daquele lugar. Quando reencontra Selma (Grace Passô), uma antiga conhecida, Marcos se depara com a grande chance de mudar de vida, será difícil, mas é uma oportunidade única. No entanto, para concluir o plano, eles precisarão da ajuda de Ana (Kelly Crifer), namorada de Marquinhos, que hesita em aceitar a proposta.

Escrito e dirigido por Gabriel Martis e Maurílio Martins, o longa mistura diversos gêneros – em especial, a a dramédia, o melodrama e ação de assalto – para amarrar as histórias de todas as personagens que povoam a trama, que se passa, majoritariamente, nos bairros de Laguna e Milanez, estabelecendo como tema principal o desejo de mudança, de melhora de vida – todos querem alguma coisa, crescer: há o vendedor que, volta e meia, é comprometido pelos problemas do irmão criminoso, há a cabeleireira (interpretada por Bárbara Colen) que quer trocar de carro, são muitas histórias que formam esta comunidade.

Obviamente, os arcos do trio protagonista são os que ocupam mais tempo de tela – e como o longa toma seu próprio tempo para apresentar a história, as motivações e personalidades de cada um são bem desenvolvidas e preparadas para o terceiro ato. Assim, Marquinhos percebe que o tempo passou, ele envelheceu, seus antigos parceiros não estão mais presentes, por um motivo ou outro, então, esta é a sua última grande chance.

Por outro lado, Ana leva uma vida que exige demais de seu emocional – ela trabalha como cobradora de ônibus tendo de lidar com todo tipo de público o dia inteiro e, quando chega em casa, ainda tem que cuidar do pai, acometido por alguma doença degenerativa que obriga a mulher a ainda cuidar da comida, dos aparelhos que o homem esquece ligados, dar banho e trocar a fralda do idoso.

E Selma é, de longe, a personagem mais interessante do filme – além de ser a força motriz da trama. Ela, que atualmente trabalha como fotógrafa, fazendo pequenos trabalhos em escolas da região, é uma nômade por natureza, ela quer seguir em frente, ir para “o coração do mundo”, o próximo lugar, e levar uma vida honesta, porém, não possui condições de fazer isso, então, ela se vê obrigada a retornar ao crime uma última vez. E a interpretação de Grace Passô é simplesmente impecável, a atriz domina com facilidade todas as suas cenas, as dramáticas, as cômicas e as de ação.

Para o espectador ocasional, No Coração do Mundo pode parecer um pouco arrastado demais, uma vez que a ação mesmo só começa nos últimos trinta minutos das duas horas de duração, mas é uma trama que pede um desenvolvimento mais detalhado para que as motivações da cada personagem seja abordada devidamente. Além disso, o filme conta com um bom investimento no desenho de som e em efeitos práticos – o que faz uma grande diferença e ajuda a elevar o valor de produção – e ainda conta com uma participação maravilhosa de MC Carol de Niterói, interpretando Brenda, uma antiga parceira de Marquinhos que, por causa da avó, está tentando mudar de vida e, ao mesmo tempo, colocar algum juízo na cabeça do amigo. Com isso, trata-se de um filme que merece a atenção do público que pode se surpreender com a densidade desta história.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -