- Publicidade -

Observatório Nacional leva experimentos interativos para “Domingo com Ciência” na Quinta da Boa Vista

Publicado em:

Para celebrar o Dia Nacional da Ciência, o Dia Nacional do Pesquisador, os 71 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e os 201 anos do Museu Nacional, acontece o “Domingo com Ciência”, no dia 7, das 10h às 15h, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Rio de Janeiro. O evento, que tem entrada franca, é organizado pela SBPC em parceria com entidades e instituições científicas do Rio de Janeiro, e também será um manifesto público em relação à situação da CT&I no Brasil e no Rio de Janeiro. No local, serão montadas tendas com atividades de popularização da ciência utilizando experimentos interativos: uma feira de ciências a céu aberto!

O Observatório Nacional levará experimentos que demonstram sua atuação em duas áreas finalísticas: Geofísica e Astronomia. O público vai participar da atividade “Provoque um terremoto”, que demonstra o funcionamento de uma estação sismográfica – equipamento para medir um terremoto e fazer a detecção desses fenômenos. As pessoas interagem com o experimento, fazendo movimentos que ativam o sensor que capta a vibração da Terra e emite o alerta para os equipamentos.

A geotermia também será apresentada no evento. Este ramo da geofísica se dedica ao estudo das temperaturas e das trocas de calor no interior da Terra. Durante o Domingo com Ciência, os visitantes poderão verificar a diferença de temperatura no ambiente, utilizando um termômetro infravermelho. Este equipamento é usado nos estudos geotérmicos, por exemplo, para medir a temperatura de rochas e águas quando não podem ser acessadas.

O público terá a oportunidade, ainda, de bater um papo com três astrônomas do Observatório Nacional, que apresentarão como são realizadas as pesquisas na área de astrofísica estelar e também como o efeito fotoelétrico, que rendeu um Prêmio Nobel ao cientista Albert Einstein, está presente no nosso cotidiano. Esta atividade permite ao público entender a natureza dual da luz. Diversos objetos e sistemas utilizam o efeito fotoelétrico, por exemplo: televisões (de LCD e plasma), painéis solares, iluminações urbanas, sistemas de alarmes e portas automáticas, entre outros.

Com um espectrômetro de papel que usa um pedaço de DVD-R como rede de difração, os visitantes poderão ver como se forma o espectro de uma fonte luminosa. A partir desse conceito simples, será apresentada a espectroscopia como ferramenta fundamental para a astrofísica estelar e será explicado como é possível obter informações como temperatura e composição químicas das estrelas através da análise dos espectros estelares.

Serviço:
Domingo com Ciência na Quinta da Boa Vista
Local: Av. Pedro II, s/nº – São Cristóvão
Dia: 7 de julho (domingo)
Horário: 10h às 15h
Entrada: gratuita

Neste domingo, dia 7 de julho, em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador e uma parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), os cientistas malucos do espetáculo lúdico e criativo “Quanta Energia”, Biônica e Metálico, produzido pela Kommitment Produções Artísticas, farão duas apresentações gratuitas durante o evento “Domingo com ciência na Quinta”, às 11h30 e às 13h30.

Se o universo da energia elétrica parece muitas vezes abstrato para as crianças e, por isso, difícil de entender, no espetáculo “Quanta Energia” ele ganha formas e cores diferentes.

Durante 40 minutos, os participantes vão se deparar com curiosidades incríveis sobre a água e como esse elemento fluido pode se transformar em energia. O público ainda vai descobrir o que é e como funciona uma hidrelétrica; o que é a dessalinização da água e como podemos preservar a porção potável que existe em nosso planeta. Ao final desta incrível experiência, os presentes terão aprendido os conceitos de Eficiência Energética de maneira divertida.

A peça é conduzida pelos cientistas da Mad Science – empresa canadense líder mundial em entretenimento infantojuvenil, que está presente em 29 países e há mais de 20 anos leva diversão educativa às crianças.

Além de garantir boas risadas e estimular a curiosidade, eles vão mostrar na prática como evitar o desperdício e conviver harmoniosamente com o meio ambiente e o próximo.

Serviço:
“QUANTA ENERGIA”
7 DE JULHO – DOMINGO – 11H30 E 13H30
Local: Quinta da Boa Vista (Av. Pedro II, s/n – São Cristóvão)
(acesso pelo portão do metrô de São Cristóvão, ao lado do rio e perto do Horto Botânico MN)

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -