- Publicidade -

Artista Giselle Beiguelman lança livro no MAR

Publicado em:

O Museu de Arte do Rio – MAR, sob a gestão do Instituto Odeon, recebe no dia 17 de agosto, às 16h, o lançamento do livro “Memória da amnésia: políticas do esquecimento”,publicado pelas Edições Sesc São Paulo. A obra de Giselle Beiguelman, artista e professora da USP,reúne ensaios textuais e visuais sobre as estéticas e as políticas de preservação da memória–e as ações sistemáticas que as transformam, também, em políticas do esquecimento. Ao mesmo tempo em que se volta às construções e aos monumentos do passado, a autora expõe as relações contemporâneas dessas obras com os fixos e fluxos das cidades, num contraponto entre a ruína e o futuro.

O lançamento acontece no auditório do museu e contará com uma roda de conversa mediada pela curadora e ex-gerente de Conteúdo do MAR, Clarissa Diniz. A entrada no evento será gratuita e por ordem de chegada. O espaço é sujeito à lotação.

Sobre o livro:

Introduzidos por um ensaio crítico, os capítulos do livro tratam de projetos realizados pela autora em diferentes contextos, no espaço urbano e nos espaços informacionais das mídias e das redes sociais. O primeiro deles, intitulado “Beleza convulsiva tropical” –uma intervenção feita na 3ªBienal da Bahia (2014), no Arquivo Histórico do Estado– discute a tensão entre natureza e cultura, o informal e o formal, o enfrentamento entre controle e descontrole que se emaranhamcom a história cultural e urbana do Brasil.

O segundo capítulo, “Memória da amnésia”, dánome ao livro eé fruto de uma exposição realizada pela autora em 2015. Com foco nos depósitos de monumentos da cidade de São Paulo, o projeto incluiu o traslado de um conjunto de obras e fragmentos de monumentos do depósito do Canindépara o interior do Arquivo Histórico municipal, onde ficaram expostos, deitados, por quatro meses.

A memória digital-Os dois capítulos seguintes tratam de trabalhos realizados por Beiguelman com mídias digitais.”Já éontem?” apresenta um longo ensaio visual a partir de fotografias eframes que documentou, de 2010 a 2017, as transformações da Zona Portuária do Rio de Janeiro (o Porto Maravilha), comênfase na demolição da Perimetral e no entorno da praça Mauá. O trecho seguinte do livro,Museu das perdas para nuvens de esquecimento, discute as dificuldades de lidar com a memória das redes a partir da obra de net art O livro depois do livroe sua incorporação ao acervo do MAC-USP.

Incêndio no Museu Nacional -Memória da amnésiajáestava quase pronto quando, em 2 de setembro de 2018, um incêndio transformou em ruínas o Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Diante dessa tragédia, Beiguelman incluiu um último capítulo, intitulado”Beleza compulsiva tropical”, em que o incêndioélido sob o signo das catástrofes e como uma metáfora do nosso passado recente.

De modo geral, todas essas abordagens dizem respeito às disputas pela visibilidade no campo da memória e acompanham os propósitos e esforços daqueles que constroem determinadas narrativas e analisam suas consequências nos espaços das cidades.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -