- Publicidade -

Exposição interativa temporária do Projeto Ilhas do Rio sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras

Publicado em:

Em agosto, os visitantes de um dos cartões postais do Rio vão poder conferir em primeira mão a exposição interativa temporária do Projeto Ilhas do Rio sobre o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MoNa Cagarras). Em meio ao clima da floresta, quem for ao Centro de Visitantes Paineiras, localizado aos pés do Cristo Redentor, terá a chance de mergulhar nas belezas dessas ilhas cariocas, que podem ser vistas das Paineiras, e conhecer as principais espécies de animais e plantas que habitam a Unidade de Conservação (UC). O evento acontece de 21 a 25 de agosto (com exceção do dia 23), com entrada franca.

A exposição traz cerca de 100 imagens exclusivas da biodiversidade e do trabalho de campo realizado pelos pesquisadores desde 2011 com o patrocínio da Petrobras. Flagrantes raros, como o salto de baleias; os ninhais de atóbás e fragatas; espécies de flores e animais endêmicos, entre outras ameaçadas de extinção; além de cliques do por-do-sol e paisagens que só quem vai até as ilhas pode apreciar. “Nosso objetivo é levar de forma atrativa para o público as descobertas feitas pelo projeto que acabariam limitadas ao meio científico. Como se trata de um local altamente turístico, vamos ter a chance de mostrar toda essa beleza não só para cariocas como turistas nacionais e estrangeiros”, comemora Mariana Tavares, gerente de mobilização social do projeto Ilhas do Rio.

Os visitantes também poderão ver de perto exemplares da Coleção Zoológica Didático-Científica, da Seção de Assistência ao Ensino (SAE), do Museu Nacional, salva do incêndio que atingiu a instituição em 2018, tais como, peixes, invertebrados marinhos, répteis e anfíbios (conservados em álcool); conchas e corais secos; exemplares empalhados de aves e ossadas de baleias. No espaço “Caixa de Escavação”, é possível conferir algumas réplicas dos artefatos líticos encontrados por pesquisadores do Projeto no topo da Ilha Redonda, em 2011, utilizados pelos índios tupi guarani.

Uma maquete gigante em 3D traz o relevo do MoNa Cagarras em proporção, indicando a localização exata, distância e profundidade de cada ilha. No “Espaço Kids”, os pequenos podem fazer desenhos e dobraduras e aprender sobre os animais que moram na região, além de noções de meio ambiente, através de cartilhas e folders do projeto desenvolvidos especialmente para o público infantil.

O Centro de Visitantes Paineiras fica localizado dentro do Parque Nacional da Tijuca (ParNa Tijuca), que também é uma UC de proteção integral da cidade do Rio de Janeiro gerida pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Tanto o MoNa Cagarras como o ParNa Tijuca fazem parte do Mosaico Carioca, um conjunto de Unidades de Conservação cujo objetivo é criar um corredor ecológico entre elas visando preservar a Mata Atlântica e facilitar a movimentação da fauna.

SERVIÇO:
EXPO INTERATIVA TEMPORÁRIA DO PROJETO ILHAS DO RIO
Data: 21 a 25 de agosto (exceto dia 23)
Local: Centro de Visitantes Paineiras (Estrada Redentor, 7871 – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro).
Horário: 9h às 18h
Entrada franca
Censura: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -