- Publicidade -

Museu do Açude apresenta Exposição Scorzelli Megabichos

Publicado em:

O Museu do Açude apresenta a partir de 18 de agosto a exposição Scorzelli Megabichos do designer e artista plástico Marcos Scorzelli. A mostra exibirá cerca de 20 instalações inéditas em chapas de aço que ficarão expostas ao ar livre, nos jardins do Museu.

A exposição apresenta girafas com 3,5m de altura e família de elefantes. Polvos gigantes estarão instalados no espelho d’água, além dos outros bichos que estarão em exibição no espaço. A mostra também tem o objetivo de estimular o lúdico nas crianças de todas as idades, elas poderão fazer sua própria obra de arte, reproduzindo um megabicho em papelão corrugado. Com poucas dobras e movimentos simples a criança poderá criar animais coloridos e muito curiosos. O Museu do Açude fica localizado na maior floresta urbana do mundo.

“A dualidade rigor geométrico X humor dominou a produção do arquiteto e artista plástico Roberto Scorzelli (1938-2012). Dentre as temáticas habitualmente exploradas por ele sobressaem os bichos, a funcionarem como um veio condutor para o exercício das pesquisas formais relativas àquelas facetas. Assim, sua obra ficou marcada por décadas de desenhos de animais que culminaram no álbum de gravuras Bestiário, lançado em 1976. No entanto, outra vertente de trabalho relacionada ao mundo animal havia ficado oculta como um segredo bom de família… Até recentemente, quando seu filho, o designer Marcos Scorzelli, assumiu aquele projeto de forma autoral, mudando o curso dessa história.

Uma história que começou com o pai moldando bichos em papel para a diversão das crianças; avançou através dos anos com a parceria de pai e filho no escritório de arquitetura, quando aproveitavam brechas no trabalho para criarem cada vez mais bichos, sem recorte ou perda de papel, a partir somente do círculo, quadrado ou retângulo; caminhou como um desafio para Marcos, após a morte de Roberto Scorzelli, para encontrar a forma de tirar os bichos da bidimensionalidade e viabilizá-los como esculturas. Nesse percurso, alguns materiais como acrílico ou ouro foram experimentados até que chapas de aço carbono se revelassem o veículo ideal.

Ressignificados agora por Marcos, os bichos finalmente tomaram corpo. A forma tridimensional no espaço é alcançada simplesmente pelo vinco e corte da chapa. Soldas e aparas são definitivamente proibidas! Depois, as cores vibrantes concorrem para personalizá-los. Marcos brinca ainda com as dimensões, criando desde miniaturas a Megabichos. Permanecem, no entanto, aqueles mesmos sentidos norteadores – o rigor geométrico e o humor – que estavam na origem dos bichos. Seus animais são ao mesmo tempo a continuidade do sentido lúdico e a problematização da geometria. Nesse sentido, adequam-se ao desenvolvimento de um viés educativo, explorado agora nessa exposição. A aparente simplicidade da transformação de uma forma geométrica plana em um volume espacial complexo, travestido de figuras de bichos coloridos, dinâmicos e cheios de personalidade, vai certamente encantar os jovens. Estes e também o público em geral vão usufruir deste zoo de aço em um ambiente no qual os Megabichos parecem estar “em casa”: a floresta ajardinada do Museu do Açude”.

Serviço:
Exposição Scorzelli Megabichos, de Marcos Scorzelli
Museu do Açude (Estrada do Açude, 764 – Alto da Boa Vista)
Abertura: Dia 18/8, domingo, 12h às 15h.
Visitação: Diariamente, exceto às terças-feiras, das 11h às 17h. R$6. Entrada franca às quintas.
Classificação livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -