- Publicidade -

CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe a mostra Franco Zeffirelli – Amor, Tragédia e Religião

Publicado em:

Entre os dias 15 de outubro e 03 de novembro de 2019 (terça-feira a domingo), a CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe a mostra Franco Zeffirelli – Amor, Tragédia e Religião. Sob curadoria de Sérgio Moriconi, com coordenação geral de Nilson Rodrigues, o projeto conta com 9 dos principais filmes de Zeffirelli, os mais importantes de sua carreira, trazendo um panorama bem representativo de sua produção, destacando-se suas adaptações de Shakespeare, além de sessão comentada pela curadoria e a distribuição de catálogos em homenagem ao cineasta.

A mostra apresenta filmes que revelam as três facetas da obra do diretor – Amor, Tragédia e Religião. Seu ideal romântico demonstrado nas produções cinematográficas encantou o mundo, assim como sua proximidade com as obras do escritor britânico William Shakespeare. Religioso fervoroso, Zeffirelli também foi reconhecido por sua obra histórica cristã. Em suas mãos tudo parecia ganhar uma intensidade irresistível.

“As obras que abordam o amor, de Shakespeare ou não, os trágicos e os religiosos. Zeffirelli foi um dos mais importantes adaptadores de Shakespeare para o cinema. Ele veio da ópera e foi para o cinema pelas mãos de Luchino Visconti. A intenção não é uma exposição completa da obra, com todos os títulos do cineasta, mas uma mostra conceitual a partir do momento em que Zeffirelli se instituiu como uma marca”, explica Nilson Rodrigues. Os filmes que serão apresentados são os clássicos Hamlet, Romeu e Julieta, Otello, Jane Eyre, Chá com Mussolini, Jesus de Nazaré, O Campeão, Irmão Sol Irmão Lua, e Amor Sem Fim.

Com um público amplo e variado, a mostra Franco Zeffirelli – Amor, Tragédia e Religião No Cinema refletirá as adaptações de Shakespeare para o cinema e aprofundará a crítica acerca das suas obras. Os mais velhos devem rever títulos que fizeram parte de suas histórias, enquanto os mais jovens poderão assistir pela primeira vez em salas de cinema filmes clássicos que fazem parte da história da sétima arte. A produção da mostra realizará ainda uma ação social, levando 80 idosos de instituições de acolhimento do Rio de Janeiro para a sessão do filme Irmão Sol Irmão Lua.

É apenas uma triste coincidência que a mostra venha a ser realizada justo no ano de falecimento do homenageado. Franco Zeffirelli faleceu no dia 15 de junho de 2019. “A obra e o legado deixados por Franco Zeffirelli são daqueles que transcendem o tempo. Imaginamos as restrições autoimpostas a um diretor/cenógrafo/figurinista que não cansava de declarar amor pela opulência barroca das óperas. ‘Eu adoro diversão, fantasia e mulheres’, ele gostava de dizer”, comenta o curador, Sérgio Moriconi.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -