Ekobé em tupi antigo significa “vida” e este é o tema que permeia o conceito da feira homônima que acontece no próximo dia 27 de outubro, na Praça Mauá, das 10h às 22h. A Ekobé 2019 levará Cultura, Arte e Gastronomia ao público por meio da oferta de produtos e serviços de 38 expositores. O evento é gratuito.

Além dos espaços onde serão comercializados alimentos e objetos de arte e decoração, o evento promove cinco workshops, além de oficinas e shows que acontecem ao longo do dia. As rodas de conversa têm temática variada, e abordam desde a ocupação espacial da cidade e a maneira como os cariocas interagem com ela, passando por questões relativas ao mercado de trabalho, produção cultural e segurança alimentar. Veja a programação na íntegra abaixo.

A Ekobé também tem como desafio o lixo zero, além de propor uma alimentação consciente. A estrutura das barracas, por exemplo, é feita de bambu, material de fontes renováveis.

“Nós esperamos reunir o máximo de pessoas que tenham interesse em uma vida mais equilibrada para propor maneiras de levar uma vida mais simples, consumindo produtos que gerem o mínimo de impacto ao planeta. Também lançamos o desafio de falar sobre as nossas mazelas urbanas e sociais e tentar encontrar soluções para esses problemas. A Ekobé é, antes de tudo, uma grande conversa entre pessoas que buscam um mundo melhor”, destaca Helena Assis, idealizadora do evento.

A 2ª edição da Feira Ekobé conta com o patrocínio master do Grupo Cataratas, principal concessionária de Turismo Sustentável do Brasil, responsável por projetos socioambientais e de conservação nos Parques Nacionais do Iguaçu, da Tijuca e no Aquário Marinho do Rio. A feira conta, ainda, com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura — Lei ISS — com a realização da Zebu Mídias Sustentáveis e Campim Selo Verde e o apoio da Agência TAJ.

O Grupo Cataratas, por meio do espaço “Conhecer para Conservar” levará integrantes do coletivo “Do Pixe ao Grafite” para intervenções em um espaço coletivo onde o público da feira também poderá interagir. Em 2016, a Ekobé recebeu mais de 10 mil pessoas e espera esse mesmo público nesta edição.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here