- Publicidade -

“Não Peça”, solo de Lucília de Assis com direção de Bianca Byington, no Midrash Cultural

Publicado em:

Espetáculo solo de Lucília de Assis com direção de Bianca Byington, “Não peça” chega ao Midrash Centro Cultural. Numa interpretação admirável, Lucília dá vida à Jandira, funcionária de um teatro em que desempenha as funções de faxineira, bilheteira e baleira, além de morar no local de trabalho. Um dia, quando o elenco da peça em cartaz fica preso em um engarrafamento, ela recebe uma atribuição a mais: segurar o público até a chegada dos atores. É assim que a funcionária, testemunha de inúmeras peças e habituada a subir no palco apenas para varrer, passa a ocupar a linha de frente para contar suas histórias e receber seus primeiros e, quem sabe, últimos aplausos.

A ideia para o espetáculo surgiu em 2017, durante o período em que Lucília se recuperava de uma fratura no pé. “Tinha um tempo enorme pra mim e comecei a revisitar minhas histórias infância, em Niterói, nos anos 1960”, lembra a atriz e autora. “O espetáculo fala da poética da comédia e da tragédia humana. É sobre essa personagem que mora nos fundos do teatro, mas que tem uma história de vida baseada nas minhas lembranças, nem sempre tão felizes. Uso o teatro como uma forma de teatralizar essas memórias, para tirá-las da esfera da realidade e transformá-las numa ficção, uma forma de não ficar só no trágico”, explica.

Nem toda vida daria um filme. Mas em “Não Peça”, a vida da funcionária Jandira, com certeza, acaba dando em uma peça. “Não existe ninguém como Jandira. Ela veio menina do barro seco de Cantochão direto para a caixa preta de um teatro, sem escalas. Analfabeta, aprendeu a ler com os textos do teatro. Seu universo não é mundano, disperso, superficial. Tudo pra ela é existencial. Jandira é a encarnação da visão de mundo de Lucília de Assis, transbordante de humor e poesia”, completa a diretora Bianca Byington.

SERVIÇO
“Não peça”
Temporada: 10 a 31 de outubro – quinta-feira às 20h30.
Local: Midrash Centro Cultural – Rua General Venâncio Flores 184, Leblon.
Gênero: comédia. Duração: 60 min.

Foto: Alexandre Dacosta

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -