- Publicidade -

ARCHcine chega à sua 4ª edição com o tema ‘Cidades em Transe’

Publicado em:

O 4° ARCHcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura acontece de 22 a 27 de novembro, no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro. A programação contará com filmes nacionais e internacionais, nos mais diversos gêneros cinematográficos e que concorrem aos prêmios de Melhor Filme nas categorias Longa-metragem e Curta-metragem. Com o tema ‘Cidades em Transe’, o ARCHcine segue sua trilha pela reflexão em torno do urbanismo, da arquitetura, do direito à cidade e ao campo, sempre através do cinema. Os filmes da Sessão de Abertura participam da Mostra Competitiva, que este ano terá o total de 18 curtas e 07 longas metragens e terá os vencedores eleitos pelo Júri Popular.

O festival terá ainda uma edição em Niterói (RJ), de 11 a 15 de dezembro, com programação a ser divulgada em breve.

O tema ‘Cidades em Transe’ norteia a curadoria do ARCHcine em 2019, lançando luz a temas relacionados ao direito de acesso ao espaço urbano e ao campo, aprofundando questões que vão desde conflitos agrários, meio ambiente, moradia, LBTQI+fobia, racismo, feminismo, precarização das forças de trabalho, dentre outras. Nesse sentido, está escaldo para a Sessão de Abertura, dia 22, às 17h, o filme “GIG – A Uberização do Trabalho”, de Carlos Juliano Barros, Caue Angeli e Maurício Monteiro Filho.

O documentário, que traz o debate sobre os mais diversos trabalhos mediados por aplicativos e plataformas digitais, será acompanhado dos curtas “Planeta Fábrica”, de Julia Zakia, e “Pedalar É Suave”, de Flora Gondim. Enquanto “Planeta Fábrica” registra os últimos vapores de uma tradicional fábrica de chapéu prestes a ser demolida, “Pedalar É Suave”, relata a vida do ciclista, sociólogo e ativista Raul Aragão, atropelado e morto em Brasília.

Duas importantes parcerias estão mantidas para o festival em 2019, são elas: Arquiteturas – Festival Internacional de Cinema e Arquitetura de Lisboa e Move Cine Arte. Enquanto o festival Arquiteturas, de Portugal, comparece com filmes internacionais, o Move Cine Arte, sediado em São Paulo, transcende o eixo curatorial do ARCHcine e apresenta filmes sobre arte e movimentos artísticos do Brasil e do exterior. No total, ARCHcine apresenta cerca de 40 filmes, entre Mostras Competitivas e fora de competição. Confira abaixo a programação completa.

Confira a programação no Facebook.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -