- Publicidade -

MAR lança podcast e websérie inspirados na exposição “O Rio dos Navegantes”

Publicado em:

No dia da Consciência Negra, 20 de novembro, o Museu de Arte de Rio lança em seu site e nas plataformas de streaming os dois primeiros produtos de seu MediaLab: um podcast inspirado na exposição “O Rio dos Navegantes” e uma websérie que relaciona peças do acervo a lugares e personagens da Pequena África. Os lançamentos fazem parte do Projeto Cultural de Fortalecimento do MAR, realizado com o patrocínio do BNDES.

Para o podcast, dez autores negros foram convidados a escreverem histórias inéditas e inspiradas no conteúdo da exposição “O Rio dos Navegantes”, principal mostra do museu em 2019. Participam da série Conceição Evaristo, André Capilé, Bernardo Oliveira, Vilma Piedade, Tatiana Pequeno, Renato Noguera, Ana Paula Lisboa, Gabe Passareli, Valeska Torres e Elisa Lucinda, que além de escrever um episódio também é responsável por dar voz a essas narrativas, que enaltecem a trajetória de personagens negros e a vinda de imigrantes para o Brasil.

No episódio de abertura e que dá nome ao podcast, “Águas de Kalunga”, a escritora mineira Conceição Evaristo apresenta um texto que aborda poeticamente a preservação da memória, suas dores e prazeres. Em “Até onde vai o mar”, inspirado no núcleo “Usos das Águas”, a jornalista Ana Paula Lisboa narra a trajetória de Marina, uma menina que nasceu em Minas e mudou-se para o Rio para viver perto do mar. Os episódios do podcast “Águas de Kalunga” serão lançados sempre às quartas e sextas-feiras.

No dia 21, estreia no canal do museu no Youtube a websérie “MAR na Rua”, que se debruçou sobre a relação de obras da Coleção com a história contada por pessoas de seu entorno, por meio de diversos lugares, como o Cais do Valongo, o Morro da Conceição e o Morro da Providência. A seleção das obras, locais e personagens foi feita pela historiadora Raquel Barreto, da UERJ. Participam da série de cinco episódios o fotógrafo Maurício Hora, o artista Mulambö, a educadora Pâmela Carvalho, a diretora do Instituto dos Pretos Novos, Merced Guimarães, e a Mãe Celina de Xangô.

No primeiro episódio, a educadora, historiadora e ativista Pamela Carvalho fala sobre os pontos de interseção entre a sua vida e a história do Rio a partir da obra “Vista de Botafogo e Pão de Açúcar” (1910), de Augusto Malta, presente na exposição “O Rio dos Navegantes”. O artista visual Mulambö, inspirado na obra “Cena de ateliê” (1908), de Artur Timóteo da Costa (1882 – 1922), aborda sua relação com o território carioca, a ancestralidade das cores utilizadas em seus trabalhos, além da herança dos povos originários do Brasil. O artista atualmente está em cartaz no MAR com a mostra individual “Tudo Nosso”. Os episódios da websérie “MAR na Rua” serão lançados sempre às quintas-feiras.

Foto: divulgação MAR

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -