- Publicidade -

Mostra Itinerante de curtas- metragens exibirá 25 filmes realizados por estudantes de escolas públicas

Publicado em:

O Programa Imagens em Movimento completa sua nona edição transformando vidas através da linguagem audiovisual. O resultado desse trabalho será apresentado em uma Mostra Itinerante de curtas- metragens que exibirá 25 filmes realizados por estudantes das 13 escolas públicas atendidas em 2019, além de sessão retrospectiva de produções anteriores. As projeções serão seguidas de debates entre os jovens realizadores e convidados. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público (sujeitas à lotação das salas) e contarão também com curtas internacionais da rede Cinema Cem Anos de Juventude.

O primeiro dia da mostra aconteceu no último dia 18, com uma apresentação no Cinema Maison de France e contou com a presença de alunos das Escolas Municipal Roraima (Cordovil) e Municipal Brant Horta (Penha). As próximas apresentações acontecerão nos dias 26, 27, 28 e 29 em cinemas de Bangu, Guadalupe, Copacabana e Tijuca, respectivamente.

Durante os anos de realização do Projeto, 1160 estudantes participaram das oficinas de cinema e 50 professores foram alunos do curso de formação em pedagogia do cinema, totalizando 1210 beneficiários atendidos diretamente pelo projeto, que também envolve demais membros do corpo docente das escolas, pais e familiares dos alunos, beneficiando-os indiretamente. Alguns alunos hoje trabalham no mercado audiovisual.

Desde 2011, o Programa Imagens em Movimento vem trazendo para a educação pública, novas possibilidades pedagógicas, por meio de oficinas gratuitas oferecidas aos estudantes e de cursos para educadores, além de mostras de filmes. Através de uma parceria pioneira na América Latina, o projeto é responsável pela integração de escolas públicas brasileiras em uma rede mundial fundada pela Cinemateca Francesa.

O projeto proporcionou a viagem de 23 estudantes ao encontro da rede Cinema, Cem Anos de Juventude em Paris; 63 escolas foram beneficiadas desde então e 68 oficinas de cinema aconteceram em 6 municípios. O Programa compartilha com escolas públicas tecnologias, práticas e metodologias educativas inovadoras, capazes de contribuir para a valorização do ambiente escolar e para a formação de cidadãos – entre espectadores e potenciais realizadores – mais autônomos e conscientes de seus direitos.

Atualmente, organizações de 16 países fazem parte do Cinema, Cem Anos de Juventude, que promove experiências pedagógicas no âmbito do ensino do audiovisual em escolas. O Programa Imagens em Movimento é responsável pela adaptação desta metodologia mundialmente reconhecida para a realidade da educação pública brasileira desde 2011.

O programa tem ampla atuação em escolas públicas localizadas em bairros e comunidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais, em territórios de vulnerabilidade social marcados pela dificuldade de acesso aos direitos básicos como saúde, educação, cultura e segurança e visa potencializar o espaço escolar como o lugar da conexão entre conhecimentos e vivências de diferentes gerações, em uma relação de troca de saberes. O cinema é uma ferramenta estratégica neste sentido, por promover o encontro com diversas perspectivas sobre o mundo e por ser uma linguagem que abarca diversas artes e sentidos.

Neste percurso do encontro do cinema com a escola, docente e discente compartilham do desejo e o desafio de experimentar novas relações, saberes e vivências em igualdade de condições, nesse espaço tão importante para a formação de sujeitos sociais. Nas oficinas de Cinema, os estudantes beneficiados participam de aulas teóricas e práticas. O conteúdo destas oficinas envolve análise e debate de filmes de contextos diversos, exercícios experimentais de fotografia e a realização de filmes de curta-metragem concebidos e realizados inteiramente pelos estudantes: do roteiro à edição. O objetivo geral do projeto é ampliar o repertório sociocultural de jovens estudantes e professores de escolas públicas por meio da experiência artística, estimulando a consciência crítica e cidadã.

Este ano, uma das novidades é a associação das aulas de cinema a oficinas de Sensibilização Musical e Consciência Corporal, compondo assim um percurso formativo baseado em linguagens artísticas diversas que se comunicam entre si. As aulas de música são voltadas para a experiência da escuta, do ritmo, e da harmonia em grupo através de jogos musicais lúdicos. Já as aulas de Consciência Corporal envolvem atividades e dinâmicas de Dança Popular, Body Mind Movement, Jogos corporais, View Points e a interpretação, entre outros.

O Programa Imagens em Movimento é fruto da pesquisa de mestrado da coordenadora Ana Dillon, na Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle, sobre o ensino das artes no ambiente escolar. Ana é graduada em Comunicação Visual com Domínio Adicional de estudos em Antropologia da Arte e da Cultura pela PUC–Rio e mestre em “Didática da Imagem em Movimento” pela Universidade Paris 3 – Sorbonne Nouvelle, sob orientação de Alain Bergala. Cursou Especialização em roteiro na Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Foi assistente de montagem do longa-metragem “Jogo de Cena”, de Eduardo Coutinho, em 2006, e desde então trabalhou como montadora de diversos filmes de ficção e documentários, entre curtas e longas-metragens. Professora de Cinema na Escola Parque de 2007 a 2018 e da Eleva em 2018. Trabalhou no departamento pedagógico da Cinemateca Francesa (2010). Coordenadora pedagógica e professora dos projetos Cinemim (SMC e SME-Rio, entre 2011 e 2013), Cinema em Movimento (MPC/ICEM desde 2012) e Meu Rio Vale um Filme (Naves do Conhecimento – SMCT Rio – 2015). Professora convidada da Academia Internacional de Cinema (AIC) desde 2016.

Fundou, em 2011, o Programa Imagens em Movimento, pioneiro na América Latina a integrar a rede internacional “Cinema, cem anos de juventude”, coordenada pela Cinemateca Francesa, da qual participam 15 países. Desde 2011, é sócia da Panapaná Produções Artísticas e presidente da associação sem fins lucrativos RAIAR – Rede de Ações e Interações Artísticas.

Foto:  Ana Dillon

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -