- Publicidade -

Pallas lança “O filho querido de Olokun”, na Blooks Livraria

Publicado em:

Ssegundo livro de Rogério Athayde e Clara Zúñiga, “O filho querido de Olokun”,  será lançado em tarde de autógrafos no próximo sábado, 9 de novembro, a partir das 16h, na Blooks Livraria, em Botafogo. O evento tem entrada gratuita e o livro, para crianças e adultos, custa R$ 58. O casal rememora um das centenas de contos da tradição oral iorubá, em duas narrativas que andam juntas: texto dele e ilustrações dela.

Um pescador insatisfeito com a sua pobreza e que desejava a todo custo uma vida abastada recebeu um chamado de Olokun, o orixá das profundezas dos Oceanos, de quem era devoto. Olokun atendeu ao seu desejo, lhe entregando as riquezas do fundo do mar. Porém, nesta ganância, este homem não percebeu que deixava para trás os seus maiores tesouros: uma vida simples e cheia de afetos, com mulher e filha. Será possível voltar no tempo e resgatar o que foi perdido?

“Essa fábula do Ifá sobre a insatisfação humana vem sendo contada e recontada de diversas formas, há mais tempo do que conseguimos mensurar. Olokun é o orixá que está associado à ancestralidade, ao mundo dos mortos: tudo começa e acaba no mar. Também diz respeito à saúde, à vida e à fortuna”, ensina Rogério, professor de história e babalaô. Ele escreveu “O filho querido de Olokun” há sete anos e as ilustrações nasceram aos poucos, num processo de descoberta.

“Tentei fugir da facilidade de ilustrar o que o texto diz e tracei a minha própria narrativa visual. Comecei usando aquarela, mas ainda não estava convencida. Até que cheguei nesse fundo preto, denso como o oceano, e entendi que era como queria contar. Colori cada detalhe à mão, com canetinhas”, rebobina Clara, designer e artista plástica. As ilustrações foram cuidadosamente com luz a fim de manter o registro dos detalhes e o livro de 52 páginas foi impresso em papel couchê com acabamento especial.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -