- Publicidade -

Semana da Consciência Negra na Casa Rio, em Botafogo

Publicado em:

Na semana da Consciência Negra, a Casa Rio vai receber no dia 21 de novembro, a partir das 19h, a primeira edição do evento “Vozes Conscientes”, projeto que vai reunir diferentes artistas negros para show, performances, exibição de clipe e debate. Todas as atrações são gratuitas.

O rapper, escritor e poeta carioca O Limce fará um show e lançará o videoclipe “Cavalo de Troia”, que também será o tema do evento; o ator, diretor e dramaturgo Kelson Succi apresentará um trecho do movimento de arte “Cuidado com Neguin”; e a poeta, cantora e integrante do Slam das Minas, Andrea Bak, recitará poesias em uma performance. Além disso, o evento contará com comida regional do Togo, elaborada pela chef togolesa Louise Nya e com a loja de camisetas da grife “Cuidado com Neguin”.

A noite começa às 19h com o debate “Cavalo de Troia – Corrupção, racismo e a história brasileira”, que terá a participação de O Limce, Kelson Succi e da roteirista Renata Sofia, idealizadora do longa original “MC Estrela”. A música “Cavalo de Troia” tornou-se tema do evento e do debate, pois sua letra faz uma analogia do “presente de grego” da guerra de Troia com as caravelas portuguesas, além de uma crítica à origem da corrupção na história do Brasil. Esse será o mote do debate, que também abordará o racismo no contexto histórico e atual.

Em seguida, às 20h, será lançado e exibido o clipe “Cavalo de Troia”, gravado por O Limce nas Ruínas do Lazareto, na Ilha Grande (RJ), local que foi erguido inicialmente para ser uma fazenda de café e que, durante o período da escravidão, transformou-se em hospital e posteriormente num presídio de presos políticos. A Ilha Grande, por quase cem anos (de 1802 a 1888), foi um dos principais entrepostos de recebimento de escravos ilegais no Brasil. O clipe tem participação do ator André Ramiro e mostra imagens fortes e realistas com inspirações na história das ruínas.

“A proposta visual do vídeo é trazer imagens realistas e muito chocantes para lembrarmos o sofrimento do povo preto e traduzirmos visualmente o conteúdo da letra de ‘Cavalo de Troia’. A música fala sobre corrupção, violência, racismo… E isso sempre foi parte da história do nosso país”, explica O Limce.

Depois, o ator, diretor e dramaturgo carioca Kelson Succi vai apresentar um trecho do monólogo “Cuidado com Neguin”, que esteve em cartaz em três temporadas no Rio de Janeiro e em São Paulo. “Cuidado com Neguin” tem como base a vivência e o deslocamento de um jovem pobre, preto e favelado, que sobe e desce o Complexo do Alemão diariamente para ocupar a cidade.

Integrante do Slam das Minas e do grupo de rap Nefetaris Vandal, Andréa Bak também compõe a programação da noite e vai recitar poesias e textos em sua performance. Ela é cantora, poeta, estudante de Química e já teve suas poesias publicadas em diversas antologias. Recentemente, também foi convidada para recitar para Malala Yousafzai em sua vinda ao Brasil.

O evento é gratuito e a Casa Rio fica na Rua São João Batista, 105, Botafogo.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -