- Publicidade -

Sentimentos e emoções são protagonistas em exposição e novo espetáculo do Solar Meninos de Luz

Publicado em:

 Todo fim de ano é esperado o dia do espetáculo no Teatro Meninos de Luz. Formado por alunos da ONG-escola, o grupo teatral tem levado grandes apresentações ao público de dentro e de fora da comunidade. Esse ano todos irão se identificar, já que a história envolve sentimentos e emoções que todos já sentiram e/ou sentem diariamente.

A apresentação desse ano levará os alunos a aflorarem os sentimentos, mostrando desde o surgimento deles até a fase em que não sabemos como agir ao senti-los. Coordenados pela equipe do MUSA Cia Teatral, parceiro do Solar no projeto teatral, há pouco mais de um mês, os pequenos espalharam “potes das emoções” – separados por raiva, alegria, medo, nojo entres outros – pela escola para colherem depoimentos de funcionários, familiares e outros alunos, e obterem informações do que várias pessoas falam sobre seus próprios sentimentos. O intuito foi levar essas declarações para serem debatidas nos ensaios, de forma anônima, incluindo no palco diversas outras sensações. O material colhido foi tão rico que virou a exposição fotográfica “O que te causa”, em cartaz na Galeria de Arte Meninos de Luz, de 7 a 25 de novembro.

No dia 14 de novembro, os atores sobem ao palco do Teatro Meninos de Luz para apresentar o espetáculo “No Ritmo do Coração”, que levará reflexão sobre as ações diárias que realizamos, com o intuito de fazer o público vivenciar a ideia escrita por Maria Augusta Montera, com colaboração de Cheila de Oliveira e do professor Jorran Souza, integrantes do MUSA Cia Teatral, grupo criado pelo grego Sotiris Karamesinis, diretor e criador do método (MUSA – Musical System of Acting). “Investigamos diferentes formas dos alunos começarem a ter essa consciência, encontrando estados como: medo, raiva, tristeza, alegria, amor, bem como as emoções mais profundas. A articulação do teatro com a música, essa última sendo o fio condutor da nossa metodologia, pretende mostrar que através dela conseguimos chegar às emoções mais sinceras do aluno, chegando a estados pouco acessados, por medos, traumas ou bloqueios, mas que com o direcionamento para o fazer teatral, passam a ser vistos como auxiliares do processo criativo e do aprendizado da inteligência emocional”, conta Cheila de Oliveira, professora e coordenadora do projeto.

Se as emoções tivessem vida própria e controlassem totalmente as ações das pessoas, como o mundo estaria atualmente? Os alunos/atores aproximam as emoções dos ritmos nacionais e das danças e como eles influenciam na evolução do mundo, assim como dizem os deuses e as deusas da mitologia grega. “Vamos descobrir que o nosso comportamento tem raízes profundas em terras desconhecidas e que, se quisermos melhorar as coisas por aqui, vamos ter que começar de dentro para fora e ter muita coragem!”, complementa Cheila.

SERVIÇO:
Exposição “O que te causa”
Abertura: 7 novembro, às 16h30
Término: 25 de novembro
Horários: segunda à sexta, das 9h às 18h
sábado, das 9h às 13h
Local: Galeria de Arte Meninos de Luz – Rua Saint Roman, 149
Entrada livre e gratuita
Espetáculo No Ritmo do coração
Data: 14 de novembro
Horário: 16h
Local: Teatro Meninos de Luz – Rua Saint Roman, 149
Entrada livre e gratuita
foto: Cheila de Oliveira

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -