- Publicidade -

“Ricardo III”, de Gustavo Gasparani, reestreia no Teatro Poeirinha

Publicado em:

Em cartaz há seis anos, “Ricardo III” vem de temporadas de enorme sucesso, com lotação esgotada e elogios do público e crítica no Rio de Janeiro, São Paulo e nos festivais de teatro de Salvador, Angra dos Reis, Curitiba, Porto Alegre, Roraima, Rondônia e Brasília.

Encenada pela primeira vez entre 1592 e 1593, com enorme sucesso, a peça se passa no final da Guerra das Rosas (1455-1485), conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485 que coloca em choque político os dois ramos da dinastia Plantageneta: a Casa Real de York e a Casa Real de Lancaster. Ricardo, Duque de Gloucester – que de fato governou a Inglaterra de 1483 a 1485 –, não sente remorso algum ao eliminar seus adversários, tramando complôs, traindo familiares e casando-se por interesse com o único fim de chegar ao trono. Shakespeare retratou Ricardo III exagerando-lhe as características físicas de feiúra e sua maldade pessoal, criando um vilão fascinante aos olhos do público.

Além disso, os diálogos elaborados pelo autor no fim do século XVI chegam ao século XXI, em toda a sua força, carregados de maldades, ressentimentos e ódios à flor da pele, legítimos duelos verbais.

 O texto traz uma visão rica dos bastidores políticos no que se refere à imoralidade e à ambição desmesurada para se alcançar o poder. Mesmo tendo se passado pouco mais de quatro séculos, os temas abordados servem para refletirmos sobre o mundo em que vivemos. “Ricardo III” discute a luta por poder, intrigas, e a hipocrisia da política.

Gustavo Gasparani e Sergio Módena assinam a adaptação do texto de Shakespeare, que propõe um único ator em cena para “contar” essa história fascinante. Interpretando 24 personagens diferentes, Gasparani alterna a narração e dramatização, num jogo cênico instigante, que revela, não só o conteúdo da obra de Shakespeare, mas também a natureza do próprio teatro.

 SERVIÇO
Espetáculo: “Ricardo III”, com Gustavo Gasparani
Local: Teatro Poeirinha (Rua São João Batista, 104 – Botafogo – Tel.: 21. 2537-8053)
Reestreia: 02 de janeiro, quinta
Temporada: de quinta a domingo até 16 de fevereiro
Horário: Quinta a sábado: 21h e domingo: 19h
Preço: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia)*
*sujeito à alteração
Duração: 90min
Classificação: 12 anos

foto:  Nill Caniné

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
4.310 Seguidores
Seguir
- Publicidade -