- Publicidade -

Indicada ao Prêmio Shell, Frente Teatro realiza mostra no Complexo Cultural Oscar Niemeyer

Publicado em:

No próximo fim de semana, respectivamente dias 14 e 15, a Frente Teatro realiza a segunda edição da Mostra Frente Teatro RJ, dessa vez ocupando o Complexo Cultural Oscar Niemeyer, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O espaço compreende o Teatro Raul Cortez, a Praça do Pacificador e a Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, todos equipamentos projetados pelo arquiteto que dá nome ao local.

A programação é gratuita, e será composta por espetáculos teatrais, performances, intervenções, oficinas, batalhas de poesia, shows, exposições e exibições de curtas-metragens. Além dos grupos que compõem a rede, participam da mostra diversos artistas caxienses que se somaram ao projeto à partir de uma chamada pública para atores locais.

Indicada ao Prêmio Shell de Teatro no segundo semestre de 2019 na categoria Inovação, a Frente Teatro é uma rede integrada por 26 grupos de artes cênicas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que se uniram no final de 2018 para enfrentar os desafios da cultura na atualidade.

– A construção da Frente é imprescindível, pois pensa a aproximação dos fazedores de teatro de toda a metrópole fluminense. É simbólico que neste momento estejamos juntos construindo uma trincheira, ocupando todos os lugares com programações de qualidade que envolvem as cenas locais – ressalta o ator Leandro Santanna, da Companhia Teatral Queimados Encena.

Intercâmbios, formações, novas dramaturgias, compartilhamento de tecnologias, sustentabilidade, fortalecimento de espaços alternativos e ampliação do público que hoje frequenta os teatros. Essas são algumas das pautas da Frente, que é articulada pelos grupos Aquela Cia, Artefatos Luminosos, Brecha, CETA – Centro Experimental de Teatro e Artes, Coletivo Egrégora, Sala Preta, Coletivo Transarte, Coletivona, Complexo Duplo, Cia. Cerne, KarmaCírculus Teatro, Companhia Teatral Queimados Encena, Contágio Coletivo, Dragão Voador, Foguetes Maravilha, Gestopatas, Grupo Código, Miúda, Multifoco Companhia de Teatro, Peneira, Probástica Companhia de Teatro, Teatro Comercial, Teatro de Extremos, Teatro Inominável, Teatro Voador Não Identificado e Uivo Coletivo.

– Estamos trabalhando juntos há um ano, construindo e fortalecendo essa rede de proteção, na qual unimos nossos modos de produção, expertises e desejos para pensar e desenvolver novos meios de realizar nosso trabalho nesse momento tão difícil para a cultura do país. Desde o início o foco principal é a descentralização e a diversidade para, através do trabalho co-criativo e horizontal, construirmos pontes e articulações entre os grupos, seus saberes e seus territórios – afirma Stella Rabello, atriz do grupo Foguetes Maravilha.

A edição da Mostra Frente Teatro RJ em Duque de Caxias vai contar com a apresentação de 36 trabalhos, divididos em 20 horas de programação, em diversos espaços do Complexo Cultural Oscar Niemeyer, localizado a Av. Governador Leonel de Moura Brizola, s/n, no Centro da cidade.

SERVIÇO
Mostra Frente Teatro RJ
Datas: Sexta e sábado, dias 14 e 15/02
Horários: Sexta das 10h às 22h e Sábado das 14h às 22h
Locais: Teatro Municipal Raul Cortez, Praça do Pacificador e Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola (Av. Governador Leonel de Moura Brizola, s/n – Centro de Duque de Caxias)
Informações: frenteteatrorj@gmail.com
Grátis

 Foto:  Gabriela Azevedo

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -