- Publicidade -

10 filmes para lembrar a importância de cuidar do Meio Ambiente

Publicado em:

Dia do Meio Ambiente foi criado em 1972.

 É importante aprender desde criança a importância de cuidar do meio ambiente, mas como começar uma conversa que parece tão séria com as crianças, e até mesmo adultos? Muitas vezes, os filmes, podem ajudar, afinal, ter o objetivo ilustrado, nas telas, permite ver o mundo de outra forma. Certamente, documentários vão mais adentro do assunto, abraçando mais o tema em questão. Mas, antes, de apresentar uma lista com filmes e documentários sobre o assunto é importante saber que o dia do Meio Ambiente, não foi criado à toa.

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

Com a finalidade de conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais, o Dia Mundial do Meio Ambiente  tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.

Abaixo você encontrará filmes que te farão repensar seu papel no meio ambiente e o impacto de suas ações.

Copyright Donata Wenders / NFP*

O Sal da Terra (2014)
O documentário, dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, retrata a trajetória do renomado fotojornalista Sebastião Salgado. O fotógrafo se dedicou em sua carreira às questões sociais e ambientais. O documentário conta, por meio das sensíveis imagens captadas pelo olhar de Salgado, um pouco da história humana e seu impacto sobre o planeta. Também mostra a faceta exploratória de recursos naturais, a relação de diversas civilizações com a natureza e a guerra, além da magnitude da natureza.

Mission Blue (2014)

Copyright Droits réservés

Dirigido por Robert Nixon e Fisher Stevens, Mission Blue se assemelha a O Sal da Terra, por também contar a biografia de uma grande personalidade em busca de objetivo maior – que é a conscientização ambiental. Ele mostra a biografia da renomada bióloga marinha Sylvia Earle e ao mesmo tempo faz importantes denúncias sobre a condição dos oceanos. Os avanços dos impactos das ações humanas nos oceanos e a importância destes para o equilíbrio do planeta são os focos que pautam questões sobre sustentabilidade.

Cowspiracy (2014)
Cowspiracy nasceu na mente do cineasta Kip Andersen após ele se deparar com dados oficiais da ONU que informavam que a agricultura animal tem emissões de gases superior a todo o setor de transportes (carros, caminhões, trens, navios e aviões). Além disso, ficou intrigado com o fato de grandes ONGs ambientalistas ignorarem a causa número um da destruição do planeta. Se você se preocupa com emissões de gases, desmatamento e consumo de água deve se preparar para os dados alarmantes da degradação ambiental decorrente da indústria agropecuária denunciados pelo documentário.

Chasing Ice (2012)

Copyright NFP

Muito se fala sobre o aquecimento global, mas poucas pessoas realmente têm noção dos efeitos que já atingem nosso planeta. Se você é uma dessas pessoas que não se convence pelas tabelas, gráficos e números disponíveis sobre o assunto, assista ao documentário Chasing Ice, dirigido por Jeff Orlowski. O filme mostra a expedição do fotógrafo James Balog ao Ártico.

O premiado fotógrafo recebeu o desafio da publicação National Geographic de retratar os efeitos da mudança climática no planeta. Para isso, ele desenvolveu o projeto “Extreme Ice Survey” (Pesquisa Radical no Gelo): posicionou câmeras resistentes em locais perigosos para produzir imagens do derretimento durante alguns anos. Com o efeito de time-lapse é possível observar as mudanças drásticas nas geleiras.

Copyright Tiberius Film

Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo (2012)
Dirigido por Candida Brady e com o ator Jeremy Irons no elenco, aborda não apenas a questão do lixo em si, mas também o destino dos resíduos. O filme é dividido em três partes: avaliação, solução (errada) e a tomada de uma decisão mais correta. Percorrendo todo o hemisfério norte, Irons mostra como diversos governos tratam a questão do lixo, além de expor curiosidades e algum conteúdo aprofundado sobre ecologia.

Lixo Extraordinário (2011)
Uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo.

Premiado no Festival de Berlim de 2010 e um dos 15 pré selecionados para a categoria no Oscar 2011, foi filmado ao longo de três anos e tocado por três diretores, entre eles o brasileiro João Jardim (Janela da Alma), a coprodução Brasil/Reino Unido tem como mola propulsora a ideia de causar no mundo um efeito transformador de hábitos e pessoas.

Copyright National Geographic Films
© 2016 RatPac Documentary Films, LLC and Greenhour Corporation, Inc.
All rights reserved.

Seremos História? (2016)
No documentário, Leonardo DiCaprio nos leva à linha de frente da batalha contra as mudanças climáticas, conversando com algumas das pessoas mais proeminentes na causa como Barack Obama, Bill Clinton, John Kerry e o Papa Francisco.

Mudanças de temperatura, inundações, e outros fenômenos semelhantes têm se tornado cada vez mais comum, e o que tem sido feito na tentativa de amenizar essa situação? É na busca por respostas para essas questões que Leonardo DiCaprio abraça a missão de testemunhar as mudanças climáticas em diversos países, e de uma forma nunca vista antes.

A animação Wall-e  nos transporta para um mundo não muito longe daqui (pelo menos é o que parece, se continuarmos a não cuidar do nosso planeta). A mensagem é clara e simples, além de ser para todas as idades.

Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Com direção de Cao Hamburger, o filme nacional Xingu, baseado em fatos reais, foi filmado em Palmas, Xavantina e Miracema, localizadas no estado do Tocantins, e no Parque Nacional do Xingu.

Xingu foi selecionado para a mostra Panorama, no Festival de Berlim, onde foi premiado com a 3ª colocação no Voto Popular.

Os irmãos Orlando, Cláudio e Leonardo Villas-Bôas decidem viver uma grande aventura, alistam-se na expedição Roncador-Xingu e partem numa missão desbravadora pelo Brasil Central. Logo os irmãos se tornam chefes da expedição e se envolvem na defesa dos índios e de sua cultura. Numa viagem sem paralelo na história, os irmãos Villas-Bôas conseguem fundar o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo, do tamanho de um país como a Bélgica. Ao recontar a saga dos irmãos, vamos acompanhar essa grande luta pela criação do parque e pela salvação de tribos inteiras que transformaram os Villas-Bôas em heróis brasileiros.

Copyright 2017 Paramount Pictures. All Rights Reserved.

Uma Verdade Mais Inconveniente
Dez anos após Uma Verdade Inconveniente ter alertado sobre a necessidade da união entre países para tratar a crise iminente envolvendo o aquecimento global, Al Gore retorna ao tema para mostrar não apenas as consequências práticas da crise climática, mas também os avanços obtidos na obtenção de energia através de fontes limpas.

Uma década após o primeiro documentário, o documentário recorda os espectadores que o problema só piora. E a solução ainda parece distante. O documentário de 2017, serve de lembrete contínuo, irrefutável e cientificamente saudável de que a humanidade continua prejudicando o planeta de maneiras chocantes e sóbrias.

Alê Shcolnik
Alê Shcolnikhttps://www.rotacult.com.br
Editora de conteúdo e fundadora do site, jornalista, publicitária, fotografa e crítica de cinema (membro da ACCRJ - Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro). Amante das Artes, aprendiz na arte de expor a vida como ela é. Cultura e tattoos nunca são demais!

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -