- Publicidade -

Dez livros para começar a ser Nerd

Publicado em:

Livros que te introduzem ao universo Nerd.

O dia do orgulho Nerd já passou (25 de Maio), mas nada te impede de começar um novo hobbie, afinal a cultura geek, traz muito mais que informação e fantasia, ela te leva pelo mundo à fora!

A cultura Nerd, ou cultura Geek, está dominando o mundo, então essa lista é para quem quer entrar nesse grupinho, mas ainda não sabe nada. Como já dito, o dia 25 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Nerd, mas você que não é Nerd ainda tem um ano para aprender. Esses dez livros vão te introduzir a vários aspectos desse universo particular, que muita gente ama,  e para sua surpresa, alguns deles são clássicos da literatura mundial:

“Fundação”,  de Isaac Asimov
Para você que está entrando nessa literatura, vos apresento Isaac Asimov, o maior escritor de ficção científica que já existiu, e não é para menos que sua obra, “Fundação”, foi declarada a maior obra do gênero de todos os tempo.

Os três livros, “Fundação”, “Fundação e Império”, e “Segunda Fundação”, narram o declínio do Império Galáctico da humanidade, esse colapso foi previsto pelo psico-historiador, Hari Seldon, colapso que afundaria a Galáxia em um período de barbárie. Seldon então cria a Fundação, um local que reunirá todo conhecimento da humanidade, e que irá reduzir esse estado de barbárie para alguns séculos.

A obra em si de estende para além da trilogia principal, mas os três primeiros livros são nada mais que uma releitura da história do Império Romano, dentro de uma capa de Ficção Científica.

 “Duna”, de Frank Hebert
Não podendo estar muito longe de “Fundação”, “Duna” é rival direto da obra de Asimov, e considerado por outros a derradeira obra suprema do gênero. A saga conta com seis livros, escritos por Herbet com a história principal, existem outras duas trilogias escritas por terceiros que contam o passado do Universo de Duna.

Citando a abertura do filme de David Lynch: “A especiaria existe em apenas um planeta. Um planeta desolado com vastos desertos. O planeta é Arrakis, também conhecido como Duna”, esta pequena citação já explica muita coisa, por mais que não pareça. A especiaria é uma matéria essencial para viagem interplanetária, além de estender a vida, que só pode minerada nesse planeta chamado Arakis. Diferente da obra de Asimov o foco de Duna é político, sendo que a própria obra é alegórica para o momento atual da Guerra fria na década de 1960.

“1984”, de George Orwell
Neste aqui serei curto e grosso, pois acima de todos os outros, o leitor tem que ler este livro. “1984”, do jornalista George Orwell, é o livro mais importante do século XX, que continua se mostrando atual todos os dias. Após ler o livro, abra o jornal e você verá várias notícias que você ligará a 1984.

“Orwell” descreve um futuro pós Segunda Guerra Mundial em que o mundo foi reformulado em novos países e em governos profundamente autoritários. O protagonista do livro vive no continente da Oceania, que é governado pelo partido do Grande Irmão. Todos são vigiados, todos com relevância são controlados, e quanto mais eu descrever o mundo de 1984 mais você verá semelhanças com o nosso mundo.

“O Guia do Mochileiro das Galáxias de Douglas Adams”
“O Guia do Mochileiro das Galáxias” é a Bíblia dos nerds, pois é nele que o verdadeiro nerd aprende que 25 de maio é o Dia da Toalha, e onde aprendemos que a toalha é o objeto mais importante para um viajante do espaço. Além de sabermos a resposta para a Vida, o Universo e Tudo Mais, e também que os golfinhos são a segunda espécie mais inteligente da Terra, só perdendo para os ratos.

Originalmente, a obra de Douglas Adams foi escrita para ser uma rádio novela, porém foi um sucesso tão grande que virou uma Trilogia de cinco livros, como o próprio autor chamava sua obra. Os livros são muito curtos, nunca passando de 200 páginas, então não tem desculpa para não ler.

 “O Senhor dos Anéis”,  de J.R.R. Tolkien
Obviamente que a maior trilogia de fantasia de todos os tempos não poderia estar de fora da lista. Criada pelo professor de Oxford, J.R.R. Tolkien, O Senhor dos Anéis é composta por três livros que executam perfeitamente o trajeto de curva dramatica, começando da aventura, descendo ao drama e ascendendo ao épico de maneira primorosa. E diferente de todos os escritores citados até agora, Tolkien não escreveu uma obra alegórica, porém criou algo extremamente aplicável a vida real.

Os escritos de Tolkien sobre a Terra-Media são tão extensos que compõe um total de nove livros, com uma média de 400 páginas. A saga de Senhor dos Anéis narra a jornada de Frodo e seus companheiros da Sociedade do Anel que juraram destruir o Um Anel, e assim vencer Sauron, o Senhor do Escuro.

 “As Brumas de Avalon”, de Marion Zimmer Bradley
Também não poderia faltar um obra sobre as lendas arturianas, porém nem só de obras masculinas se faz um nerd. A diferença desta obra é que Bradley reescreveu as lendas do Rei Artur pela visão das mulheres, focando também na magia e mitologia celta da ilha da Bretanha.

A saga conta com quatros livros, com 300 páginas em média. A narrativa da autora é particularmente sutil, porém altamente imersiva.

“It, A Coisa”, de Stephen King
O escritor Stephen King tem um acervo gigantesco de obras, dos mais diversos temas, tanto que ele é considerado por muitas pessoas o autor mais versátil da atualidade. O motivo de It, A Coisa estar é que ele é o livro definitivo de toda obra de King, pois ele mistura o terror, com fantasia, discussões de moralidade humana e um pouco d história também.

A trama envolve um grupo de crianças que confronta essa criatura que tem como sua forma padrão um palhaço chamado Pennywise. O livro não só desenvolve as crianças em sua fase infantil como também vai para sua fase adulta, e como medo afeta o ser humano em vários momentos de sua vida.

“A Maquina do Tempo”,  de H.G Wells
O conceito de viagem temporal existe na ciência formal a muito tempo, porém foi H.G Wells o primeiro a criar uma obra sobre o tempo. Para o autor não seria nada interessante viajar ao passado, mediante que o estuda arqueológico e histórico da uma boa noção sobre o passado, então o protagonista decide ir ao futuro, mas precisamente para mais de 800 mil anos no futuro.

O brilhantismo de Wells em “A Maquina do Tempo” foi mostrar como a humanidade evoluiu junto as desigualdade social tão treinando que se dividiu entre os Elloi e os Murlocks. Os Elloi vivem em um mundo paradisíaco de pura paz, enquanto os Murlocks vivem no subterrâneo devorando os Elloi, sendo seus predadores.

“Contato”,  de Carl Sagan
Escrito por um dos maiores divulgadores científicos, Contato conta através de uma história ficcional a trajetória de vida do próprio Sagan na ciência, e também é uma imensa divulgação científica.

Carl Sagan marcou a história através de seus livros e seu renomado programa de TV, Cosmos, sempre trazendo importância para a valorização e divulgação do processo científico, sempre em favor da educação e avanço do mundo. Contato abrange tanto interação com extraterrestres quanto a relação entre razão e fé.

“2001: Uma Odisseia no Espaço”,  de Arthur C. Clarke
Escrito pelo gênio Arthur C.Clarke, 2001: Uma Odisseia no Espaço é uma das obras de ficção científica mais importante de todas, ela traça três jornadas da humanidsde, que são até muito atuais também. A primeira é em relação com nosso pasaado, o que nos fez ser a raça dominante com este planeta, a segunda é o confronto inevitável com a tecnologia que se torna cada mais humana que maquina. A última é o desconhecido que está por vir no futuro, já que a humanidade se supera a cada instsnte, fica cada vez mais impossível prever o que está no nosso futuro.

O livro foi tão influente que ganhou uma adaptação cinematográfica por outro gênio, Stanley Kubrick, tornando-se um dos maiores clássicos da história do cinema.

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -