- Publicidade -

Paulo Moreira ministra curso on-line sobre a história do jazz

Publicado em:

Jornalista e radialista apresenta  fatos e curiosidades do gênero musical.

Foto: Juliane Mergener

A história do gênero musical que se tornou um dos fenômenos culturais mais expressivos do século XX será contada por um de seus maiores especialistas, o jornalista Paulo Moreira.

Dividido em três encontros virtuais amplamente ilustrados com imagens e uma trilha sonora especial, o curso A História do Jazz mostrará a trajetória desse ritmo marcado por improvisos. A atividade, realizada pelo Instituto Ling, inicia no dia 15 de julho com aulas ministradas ao vivo pela plataforma Zoom, sempre nas quartas-feiras, das 18h30 às 20h.

No primeiro encontro, o público conhecerá o mapa-múndi do jazz, que mostra de onde vieram os grupos que se encontraram em New Orleans e que formaram as primeiras big bands, além de entender a importância de nomes como Louis Armstrong e Duke Ellington nesta história. Já na segunda aula, o pesquisador e radialista compartilhará fatos e curiosidades que acompanham a cena jazzística da segunda metade da década de 40 até o final da década de 50, passando pelo bebop, o hard bop e o funk jazz.

No terceiro e último momento da atividade, os alunos terão contato com uma seleção especial de free jazz, jazz elétrico, jazz europeu e a nova geração de músicos. As inscrições para o curso podem ser feitas no site.

Paulo Moreira atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Atualmente, apresenta o mesmo programa na rádio online salvesintonia.com, mostrando o jazz de todos os tempos e as manifestações instrumentais dos artistas gaúchos, brasileiros e internacionais. O programa vai ao ar de segunda a sexta, das 20h às 22h, e tem reprises nos mesmos dias, das 7h às 9h.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -