- Publicidade -

Suzana Amaral é homenageada no canal Like

Publicado em:

  Para celebrar e recordar os melhores momentos da carreira de Suzana Amaral, o Like exibe um especial em homenagem à cineasta e roteirista, que vai ao ar no domingo, dia 19 de julho, às 15h.

A paulistana que tinha nove filhos quando resolveu fazer cinema, entrou para a Escola de Comunicação e Artes da USP, onde integrou a segunda turma dedicada à sétima arte. Sua estreia como diretora foi em 1971, com o curta Sua Majestade Piolin, sobre o palhaço que influenciou o teatro popular. Além disso, Suzana também fez muitos curtas e longas para a TV Cultura, antes de se mudar para Nova Iorque para aprofundar seus conhecimentos sobre cinema na New York University.

Durante sua trajetória, o mais marcante foi seu estilo de criação muito pessoal, ao adaptar textos literários com total liberdade. Suzana Amaral misturou o realismo do documentário e a abordagem literária quando escreveu o roteiro e dirigiu seu primeiro longa para cinema, A Hora da Estrela, versão da obra de Clarice Lispector, que mostra uma nordestina que sai do sertão de Alagoas para se aventurar em uma cidade toda feita contra ela. Aliás, A Hora da Estrela  foi vencedor do Urso de Prata de Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo) e premiado nos Festivais de Brasília e de Havana.

Com Mariana Ximenes, Júlio Andrade, João Miguel e Gero Camilo, Hotel Atlântico é mais um destaque na filmografia de Suzana. A adaptação da obra do gaúcho João Gilberto Noll é sobre um ator desempregado que viaja pelo interior do país sem bagagem ou planos. Durante essa jornada, ele se vê em situações absurdas e inesperadas.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -