Foto: Cleverson Guerrera

A série Crianças #EmCasaComSesc  traz neste sábado, 8, o espetáculo “Contos Capixabas Encantados”  , com a arte-educadora e encantadora de histórias Dalisa Campos Miranda. A apresentação começa ao meio-dia, com transmissão no perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram e no canal do Sesc São Paulo no YouTube .

Neste espetáculo, Dalisa oferece um repertório de contos, lendas e cantos típicos do Espírito Santo, especialmente da região da grande Vitória. Como parte do projeto Nossas Histórias, Contos Capixabas Encantados revela um pouco da cultura do estado com histórias, ritmos e costumes dos povos originários, dos negros e dos europeus que formam parte da história do local.

O espírito aguerrido e de resistência de alguns povos originários desta região, confrontado com a violência dos colonizadores ocasionou quase que o total extermínio dos nativos, restando poucas aldeias até hoje. Neste contexto surgem lendas, contos e cantigas que evocam personagens como sereias, pássaros encantados, índios, holandeses, escravos, fazendeiros, diabos e santos na terra do congo e da moqueca capixaba. As histórias narradas são da tradição oral local e de domínio público, incluindo Balada do Rei Sereias, de Manuel Bandeira e pequeno trecho da música “Cebola Cortada” de Fagner, além de congos capixabas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here