- Publicidade -

Documentário Prova Escrita estreia no Futura

Publicado em:

Com estreia marcada no canal Futura para o dia 11 de agosto, às 22 horas, Prova Escrita traz os desafios e as estratégias de uma coordenadora pedagógica do interior da Bahia para reduzir o abandono e tornar o ambiente escolar mais acolhedor para os estudantes.

Desenhos e rabiscos nas paredes, carteiras e portas de escolas podem retratar déficit de aprendizagem, desigualdade e dificuldades emocionais da vida dos estudantes. Este é o tema que norteia Prova Escrita, além disso, documentário traz a história e os desafios enfrentados por Janaína Barros, coordenadora pedagógica do Colégio Estadual de Seabra (CES), no interior da Bahia, para combater a evasão escolar na unidade.

Aliás, o Estado da Bahia é um dos líderes nacionais em defasagem e abandono escolar entre jovens e adolescentes, segundo pesquisa do IBGE, divulgada 2019. A unidade escolar de Seabra não foge à essa regra e no início do ano de 2019 apresentava índices em torno de 40%. O desafio diário de Janaina é mudar essa realidade e para isso, desenvolveu métodos próprios para ouvir os alunos, criar espaço de diálogo com professores e incentivar um ambiente mais acolhedor e de estímulo à aprendizagem.

O abandono escolar pode ter vários motivos, ligados a diversos contextos: necessidade de trabalho, dificuldades de aprendizagem, problemas emocionais e familiares, preconceitos, bullying etc. Dirigido por Luís Gustavo Ferraz e produzido por Lucas Brito Cortez, “Prova Escrita” mostra como a coordenadora percebeu os rabiscos como ferramentas para a compreensão da vida pessoal dos estudantes e, com isso, adotou-as como base para desenvolver estratégias que tornem escola mais acolhedora.

Aliás, o filme foi vencedor do 10º pitching DOC Futura, seleção promovida todos os anos pelo Canal com projetos que abordem temas de relevância social. “A 10ª edição do DOC Futura privilegiou temas ligados à escola e cotidiano escolar, em consonância com as ações empreendidas pelo Futura e Fundação Roberto Marinho no âmbito da educação”, comenta Deca Farroco, gerente de Produção do Canal Futura.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -