- Publicidade -

Jardim Botânico ganha obra de arte ao Ar Livre do artista Mario Fraga

Publicado em:

Foto: Clarisse Tarran

Reaberto recentemente com visitas agendadas, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro  recebeu uma grande obra de arte. Instalada no Arboreto, na alameda que dá acesso à estufa Mestre Valentim, a instalação In Vitro Rio convida o público a percorrer por um corredor de cores, luzes e transparências.

O projeto propõe levar ao público uma arte aberta e participativa, onde os visitantes integram-se à obra.

Com 27 metros de extensão por 2,40m de largura, In Vitro tem como principal fundamento a luz, sua decomposição cromática, seus reflexos e superposições no interior dos vidros. Trata-se de uma instalação pictórica do pintor e arquiteto Mario Fraga, na qual os visitantes podem contemplar 36 peças de vidro laminados, pintados a mão (de 3,18m de altura por 1,18m de largura), expostas em dezoito pares, nove de cada lado da alameda.

Por ser em vidro, a pintura fica, surpreendentemente, solta no espaço e pode ser vista dos dois lados. O momento, certamente, mais iluminado se dá na parte da manhã, quando o sol colore toda a estrutura, especialmente entre 9h e 11h. “A verticalidade da sequência das lâminas cria ritmo e movimento. É uma arte pública, que mexe com os sentidos, promovendo uma experiência particular. O ir e vir das pessoas interage diretamente com a obra, transformando tons e formas”, observa Mario.

Aliás, o artista possui trabalhos de grande porte em espaços públicos, privados, coleções e galerias no Brasil e no exterior. Além disso, desde 1989, Mario Fraga se dedica à pesquisa In Vitro, técnica desenvolvida em parceria com a Pilkington Brasil (Blindex).

Aliás, há obras de Mario Fraga em locais públicos, como no hotel AFPESP, no Guarujá, na Galeria Fórum de Ipanema, no Rio de Janeiro, e na Estação Anhangabaú, do metrô de SP.

*Atualização: No dia 25 de setembro, o Jardim Botânico inaugura a instalação em vidro, que convida o público a percorrer um corredor de cores, luzes e transparências. Com 27 metros de extensão, o trabalho do artista Mario Fraga fica localizado numa das principais alamedas do JB, numa área chamada de Região Amazônica, cercada de árvores nativas.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -