- Publicidade -

CCBB comemora os 70 anos de Guinga com lives

Publicado em:

Foto: Renato Mangolin

O Centro Cultural Banco do Brasil vai retomar, no formato on-line, uma série musical que estreou poucos dias antes da quarentena. GUINGA E AS VOZES FEMININAS será realizada de 8 de outubro a 12 de novembro no  YouTube, com idealização e direção da artista visual e cineasta Fernanda Vogas.

Em cada live, transmitida ao vivo do CCBB Rio de Janeiro, serão apresentados diferentes repertórios e arranjos para a obra do homenageado, que completou 70 anos em junho deste inimaginável 2020. O acesso às lives, ao ciclo de palestras e à masterclass será gratuito.

“Guinga é um gênio, compositor e violonista excepcional, e dono de uma voz singular. Para essa celebração convidamos oito cantoras de diferentes gerações e quatro instrumentistas para dividirem o palco com o homenageado. A identificação de Guinga com as vozes femininas é algo que lhe é bastante característico e que vem de há muito tempo”, conta Fernanda.

Escolhida para abrir e fechar os encontros, Leila Pinheiro derrete-se sobre o compositor que lhe rendeu um dos melhores álbuns de sua carreira também já longeva. “Que alegria estar no palco com Guinga ao violão, celebrando os seus 70 anos de vida. Nos conhecemos no começo dos anos 80, quando fui arrebatada por suas músicas. Fizemos muitos shows juntos e nos reencontraremos no palco do CCBB. Salve Guinga!”, festeja Leila.

 Guinga vai receber a cantora lírica paranaense, Cintia Graton e Marcus Tardelli, ex-violão requinto do Quarteto Maogani, no dia 15 de outubro. Já no dia 22, Simone Guimarães, paulista radicada em Brasília, vai cantar com ele e o violonista Jean Charnaux. No dia 25, será a vez de unir pinhos com a carioca Anna Paes, também cantora, mais o clarone de Pedro Paes.

No dia 29 de outubro, Guinga e Charnaux acompanharão a jovem Bruna Moraes, de São Paulo. No dia 1 de novembro, a mineira Ana Carolina emprestará a sua voz grave ao repertório luxuoso de Guinga, com o reforço de Jean Charnaux. Já no dia 5 de novembro, a potência vocal da carioca Ilessi se somará às cordas de Guinga e Charnaux. Por fim, no dia 8 de novembro, Luísa Lacerda, ótima violonista do Rio de Janeiro, vai cantar e tocar com Guinga e o sax soprano de Zé Nogueira.

Além dos shows, a série oferecerá uma masterclass com o próprio Guinga no dia 10 de outubro, sobre a influência de Villa-Lobos e Tom Jobim nas suas criações. Guinga, aliás,  desenvolveu um jeito único de dedilhar o seu seis cordas, inspirando as novas gerações do violão e fazendo as intérpretes sonharem com o seu acompanhamento inventivo e mais do que completo. Além disso, o público poderá assistir a três palestras com a violonista e cantora Anna Paes, professora da Escola Portátil de Música: nos dias 24 (“Guinga e Paulo César Pinheiro”) e 31 de outubro (“Guinga, memória, história e identidade”) e 7 de novembro (“Viva Aldir! A parceria entre Guinga e Aldir”).

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -