Magia, psicologia, filosofia, cultura japonesa após um evento apocalíptico, no Japão.

Falar de Neon Genesis Evangelion em um texto curto sem ser leviano é quase impossível. Pois apenas seu nome instiga quem o escuta ou lê, o Evangelho de Um Novo Começo. Debater seriamente esta obra nos obrigaria a debater sobre magia, psicologia, filosofia, cultura japonesa, em âmbito social inclusive. É um texto que poderia durar horas para ser escrito, e dias para ser formulado. Porém aqui estamos tentando resumir essa obra para que você seja instigado a assistir um dos animes mais importantes de todos na Netflix!

Criado por Hideki Ano, o anime conta a história de um futuro após um evento apocalíptico chamado de Segundo Impacto. O mundo saiu de seu eixo, o Japão vive um eterno verão e tornou-se o epicentro da batalha pela continuidade da raça humana. Humanoides gigantes chamados apenas de Anjos tem como objetivo aparente causar um terceiro impacto, e assim destruir toda vida da Terra. A única esperança é uma agência internacional da ONU chamada Nerv, que criou androides para lutar contra os Anjos. Esses androides são chamados Evangelions, ou apenas de EVA’s.

Neon Genesis Evangelion é um anime clássico com futuro distante, seres gigantes monstrosos e robôs gigantes pilotados por adolescentes. Aliás, a capa de anime shounen é apenas uma roupagem que o diretor, Hideki Ano, usa para falar do que ele realmente quer.

Seu protagonista, Shinji Ikari, é um adolescente de 15 anos com grandes problemas familiares e que o levaram a um estado deprimido, onde ele só faz o que manda sem importar-se com ele mesmo. À medida que os episódios passam e a trama vai ficando mais densa, o espectador percebe que este não é só um anime de robôs gigantes. E sim uma história humana que usa mitologia hebraico-cristã para falar de temas abstratos, e em outros momentos os que falam são Freud e Schopenhauer.

Eu aviso a você, leitor, é uma obra que você precisa se entregar e estudar dela. Terá que ir além do anime, terá que ver filmes, ler mangás e até procurar alguns jogos. Contudo ao entender a totalidade de Evangelion, tudo valerá a pena! E talvez, você aprenda mais de si mesmo do que pode imaginar com este anime.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here