- Publicidade -

Último Rolé Carioca de 2020 te leva a secular Fazenda Imperial Santa Cruz

Publicado em:

Com programação 100% virtual, do último Rolé Carioca de 2020 te leva a secular Fazenda Imperial Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade, uma das casas de veraneio da Corte Portuguesa e um dos símbolos da herança colonial e imperial na cidade do Rio de Janeiro – ao lado do Campo de Santana, do Paço Imperial e do Palácio Real de São Cristóvão, pontos que também serão visitados pelo Rolé.

Além da Fazenda Imperial Santa Cruz, o passeio segue pelas igrejas, ícones da fé católica trazida pelos portugueses, que seguem imponentes nas ruas do Rio de Janeiro como a Candelária e a Igreja do Carmo – sem esquecer das festas de santo: Festa do Divino e Cavalhadas, que influenciaram o Carnaval brasileiro, principalmente o carioca, com suas manifestações de arquiteturas efêmeras, de teatro, de coreografia e de música. Em Sepetiba, São Pedro, o santo pescador, ganha uma grande festa no mês de junho, com a queima de fogos – outra característica da herança portuguesa.

No entanto, um dos maiores patrimônios imateriais da ocupação lusitana no Rio de Janeiro é, sem dúvida, a devoção a São Jorge, a ponto do seu dia entrar no calendário oficial da cidade. Aliás, um dos maiores acontecimentos anuais do bairro de Quintino é a tradicional Festa na Igreja Matriz de São Jorge, que costuma durar cerca de uma semana e culmina com a procissão em homenagem ao santo.

O roteiro, guiado pelos professores e historiadores William Martins e Roberta Baltar, inclui a imigração portuguesa mais recente, simbolizada pelo vasto casario, sobrados, armazéns, padarias e mercados (como a tradicional Cadeg) também não faltarão no roteiro. Pontos que motivam paixões e admiradores contemporâneos, como o Vasco da Gama e o estádio São Januário em São Cristóvão e a Rua da Carioca, concluem o roteiro luso carioca.

O passeio virtual “Memórias Rio Lisboa” acontece no dia 13 de dezembro, às 10 horas da manhã pela plataforma Zoom e com transmissão também nas redes sociais do projeto. Como participar: um link de acesso ao Zoom será liberado às 09h50 nos perfis do projeto no Facebook e Instagram.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -