- Publicidade -

13º Niterói em Cena reunirá espetáculos adultos e infantis de sete países, em sessões virtuais, oficinas e debates

Publicado em:

O evento vai contar com a apresentação de 16 peças de sete países.

Com atrações plurais que traçam um panorama do teatro contemporâneo, o Festival Niterói em Cena é realizado há 12 anos no município fluminense, com uma seleção de espetáculos regionais, nacionais e internacionais de grupos consagrados e iniciantes. Devido à pandemia, o evento chegou à sua 13ª edição em formato virtual, com primeira etapa realizada em dezembro. A segunda etapa, com atrações internacionais e nacionais, será realizada de 18 a 24 de fevereiro, com 16 montagens para adultos e crianças da Alemanha, Nigéria, Moçambique, País Basco, Espanha, Itália e do Brasil, que serão transmitidas pelo Zoom com ingressos gratuitos e possibilidade de contribuições voluntárias. Na abertura do evento, haverá um encontro com o diretor Gerald Thomas, que falará sobre sua trajetória, novos projetos e o teatro atual. O evento contará também com atividades formativas, como oficinas ministradas por Moacir Chaves, Chico Pelúcio, do Grupo Galpão, e Simone Kalil, entre outras ações. O 13º Niterói em Cena tem patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

A seleção de espetáculos desta etapa foi feita pelos curadores Cleiton Echeveste, Djalma Thürler e Tairone Vale. Serão oferecidas duas mostras. A Mostra Teatro em Casa vai reunir 12 espetáculos ao vivo ou gravados que poderão ser vistos pelo Zoom ou pelo canal do Youtube do Festival.  Aliás, para assistir às montagens no Zoom, o espectador deve retirar os ingressos no site www.niteroiemcena.com.br. Depois das apresentações, haverá 30 minutos de debate com a equipe criativa dos espetáculos.

“Estamos muito honrados em reunir este time de artistas de várias partes do mundo em um momento tão difícil. Nosso festival dá a oportunidade de o público assistir a grandes espetáculos e debater temas como teatro contemporâneo, a arte na pandemia, reinvenção, resistência e ampliação das nossas capacidades artísticas”, ressalta o diretor do festival, Fabio Fortes.

O 13º Niterói em Cena também conta com uma série de atividades formativas durante a semana. Serão realizadas três oficinas: com os diretores Moacir Chaves (Teatro online: reflexão e prática) e Chico Pelúcio (Conversas com novos grupos e artistas sobre organização e sobrevivência artística”) e com a atriz e professora Simone Kalil (Teatro Para Curiosos – O Nordeste de Suassuna pelo viés do Movimento Armorial).

Também haverá quatro mesas de debates: Mesa de abertura com o diretor Gerald Thomas; e outras três com os temas “Artes e ativismo cultural: ferramentas da luta antirracista da abolição aos dias atuais”. Mediação: João Luiz de Souza (o João do Corujão); “Como tornar o Teatro Acessível”, e “Internacionalização do teatro”.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -