- Publicidade -

“Sopro(s)”, de Cota Azevedo, conjuga pintura e poesia no CCC

Publicado em:

Divulgação

Artista e jornalista, Cota Azevedo desenvolve um trabalho que dialoga entre as “artes-irmãs”: pintura e poesia. Em “Sopro(s)”, sua primeira individual, o ponto de partida para a criação são aldravias, formas poéticas minimalistas de seis palavras, seis versos e nenhuma pontuação, das quais ela se apropria, como fagulhas criativas, construindo a partir de suas leituras um outro espaço, a pintura.

A individual de Cota inaugura no 3 de fevereiro, no Centro Cultural Correios RJ, sob curadoria de Edson Cardoso. Todo o trabalho deste acervo se baseia na investigação da transposição do escrito para o visual e vice-versa, em um jogo intersemiótico, não literal, nos quais as subjetividades das palavras aliadas aos elementos figurativos pictóricos permitem criar narrativas inventadas. Ela utiliza as técnicas de pintura a óleo, pastel e acrílica e apresenta 18 telas, em formatos que vão de 50 x 50cm a 156 x 116cm.

A exposição “Sopro(s)” age no encontro das linguagens. A imagem encontra a palavra que ressona em pura expressão. Seja na visão existencial de mundo ou da intimidade convencional das obras, é possível quase tatear o sentimento. As pinturas surgem das aldravias tituladas de Fernando Azevedo (seu pai), poemas sintéticos, que condensam a poeticidade na simplicidade, portas abertas a interpretações. Com espessa camada de tinta, a obra de Cota Azevedo é tátil.

Aliás, seu tema, o corpo humano surpreendido em posições que revelam emoções inesperadas, encontra-se no limite entre a abstração e a figuração. Colocadas em atividade estrutural, a imagem e a palavra se fundem fertilizando uma a outra. Dessa maneira, seus territórios resultam de um processo que poderiam frutificar, ainda, outras mais

“Ao mesmo tempo em que as dinâmicas das cores sugerem uma corporeidade, elas também podem abarcar o resultado de planificação das figuras temas. As manchas e os traçados tortuosos carregam a desmaterialização, a desfiguração das pinturas expressionistas. As narrativas são planos de fundo de uma poética e de uma figuração não conclusivas, onde o expectador passa ser coautor de Sopros”, explica Cota Azevedo.

SERVIÇO:
Sopro (s)” – exposição da artista Cota Azevedo apresenta 18 trabalhos que conjugam pintura e poesia em acrílica, pastel e óleo sobre tela.
Período: de 4 de fevereiro a 4 de abril de 2021
Centro Cultural Correios RJ (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ)
3º andar
Visitação: de terça a sábado, das 12h às 19h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -