Foto: Homero Sergio

As músicas do disco “Alucinação” do cantor Belchior serão tema de um novo projeto com coprodução da Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil e Inquietude. O documentário, que terá o mesmo nome do disco, será escrito e dirigido por Renato Terra, com codireção de Marcos Caetano e Leo Caetano. Renato codirigiu os longas Narciso em Férias e Uma Noite em 67. A partir das músicas do lendário disco, o longa-metragem promoverá um mergulho na geração que viveu intensamente os anos 1970. Uma extensa pesquisa de imagens de acontecimentos históricos, registros familiares e arquivos que registrem a memória coletiva será realizada. As imagens serão costuradas com as canções de Belchior para potencializar lembranças, sensações e sonhos de uma geração que desejou “amar e mudar as coisas”.

Em paralelo, a coprodutora desenvolve o projeto de documentário sobre o Cacique Raoni Metuktire. Raoni, com direção e roteiro de Jean-Pierre Dutilleux e Alexandre Bouchet. O projeto acompanha a jornada do líder indígena brasileiro da etnia caiapó, conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas. Aliás, é um retorno ao tema mais de 40 anos depois de Jean-Pierre ter sido indicado ao Oscar de melhor documentário, com o mesmo personagem e narração de Marlon Brando.

No novo projeto, Raoni realiza uma viagem de barco dentro do Parque Indígena do Xingu. Ao longo da jornada, apresenta suas lembranças, de seus ancestrais, memórias de seus primeiros contatos com os brancos, sua visão de mundo e sua cultura, da criação do Parque e da luta por sua preservação, constantemente ameaçada. O filme é uma coprodução da Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil e Indiana Produções.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here