A exposição on-line The Khipu Keepers no Google Arts & Culture, em parceria com o Museu de Arte de Lima, no Peru, permite que pessoas de todo o mundo se envolvam com o legado fantástico da civilização Inca.

Ao criar um registro digital desses tesouros enigmáticos que ainda têm histórias para contar, estamos preservando para sempre. Nesse sentido, a exposição The Khipu Keepers é também um primeiro passo de uma jornada promissora para os pesquisadores encontrarem novas oportunidades graças ao poder de tecnologias como a digitalização.

“Quipu”, que significa “nós” na língua quíchua, são os cordões coloridos e intrincados feitos pelos Incas, que habitavam algumas partes da América do Sul antes da colonização espanhola nas Américas. Essas cordas com nós ainda são um enigma esperando para ser desvendado. Que segredos estão escondidos nesses nós coloridos que datam de séculos atrás? Quais mensagens dos incas ecoam nesses cabos intrincados? O conhecimento ancestral que eles possuem poderia nos informar sobre nosso futuro?

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here