- Publicidade -

“De Maria Bonita a Maria da Penha: Desventuras de Marias do Brasil” usa narrativas para retratar violência doméstica

Publicado em:

De Maria bonita a Maria da PenhaViolência doméstica e relações abusivas são o tema central do livro: “De Maria Bonita à Maria da Penha: Desventuras de Marias do Brasil”, de Dayse Marcello, lançado pela Editora Telha em agosto, mês em que se completa 15 anos da Lei Maria da Penha.

Na obra, a psicóloga, escritora e assessora técnica de gestão pública usa narrativas do cotidiano de “Marias” brasileiras que convivem, conviveram ou ajudam pessoas implicadas no contexto de violência doméstica, para ajudar o leitor a compreender as questões mais intrigantes sobre relacionamentos abusivos.

Entre os capítulos, a psicóloga exemplifica, certamente, de forma bastante didática motivos que levam mulheres a entrarem em relacionamentos abusivos, o mito do “homem bacana”, o fato de a mulher muitas vezes “justificar” a agressão com frases como “ele estava bêbado”, “ele não é assim, alguma coisa aconteceu”, e outros exemplos que são pontos cegos de uma cultura machista.

“É sobre compreender o que pode ser evitado e o que impulsiona mulheres a entrarem em um relacionamento abusivo, o que a faz ficar, e o que a faz sair, e como essas condicionantes podem ser transformadas”, conta Dayse Marcello.

Além da rainha do Cangaço; que fugiu da violência doméstica e tornou-se companheira de Lampião, e Maria da Penha, a farmacêutica que lutou para que seu agressor fosse condenado e dá nome à Lei que e estipula que todo o caso de violência doméstica e intrafamiliar é crime e deve ser apurado; o obra perpassa pela história das mulheres negras que acompanhavam D. Maria I, a Louca, que deram origem pejorativa da expressão “Maria vai com as outras”, e outras brasileiras como a cantora Ângela Maria, a escritora Maria Carolina de Jesus, e as personagens Maria Moura e Maria Chiquinha.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -