- Publicidade -

Globo Livros lança “Notas sobre a esperança e o desespero”, de Luiz Felipe Pondé

Publicado em:

A Globo Livros lança “Notas sobre a esperança e o desespero”, livro de Luiz Felipe Pondé que recorre à filosofia, teologia e literatura para trazer relevantes pensamentos sobre os opostos esperança e desespero.

Ao discorrer sobre os temas, o próprio autor nos lembra de que é um “filósofo, muitas vezes, cético, irônico e niilista”. Entretanto, admite, “Devo confessar, apesar do meu niilismo ser sincero, ele não é pleno. Laivos de esperança me acometem algumas vezes, e, até hoje, não sei de onde vêm. Toda vez que pressinto o bem, suspeito de um milagre. E isso me levou a estudar mística, filosofia da religião e teologia. Fui a essas disciplinas para não me sentir só.”

Por fim, conclui, “O tema do desespero me acompanha desde muito jovem. O da esperança passou a me espantar há pouco tempo. Para mim, a esperança nasce do solo do desespero, da falta absoluta de razão para tê-la. Por isso é uma virtude (como se diz no catolicismo, uma virtude teologal) improvável. Um milagre. Mas a virtude sempre guarda uma relação muito próxima com seu oposto, assim, toda ética é um combate.”

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -