- Publicidade -

Música no Museu estreia “Brinquedos Cantados”

Publicado em:

Brinquedos Cantados
Foto: Sérgio Costa e Silva

O projeto Música no Museu lança no dia 13 de agosto “Brinquedos Cantados” , um musical inédito, com a participação de músicos e atores, para crianças e adultos que apreciam a cultura popular brasileira.

Depois do sucesso do Oficina +60, oficina virtual de música voltada para o público da 3a idade com o objetivo de retardar doenças cognitivas, o Música no Museu se volta agora para as crianças com o programa “Brinquedos Cantados” em parceria com o “Céu na Terra”, núcleo de cultura popular dedicado ao público infantil.

Devido à pandemia da Covid-19 e aos espaços ainda não liberados, o musical, que era previsto inicialmente para ser realizado em espaços tradicionais da série “Música no Museu” e em escolas, vem sendo produzido especialmente para as plataformas digitais.

“Brinquedos Cantados” será apresentado em três capítulos de histórias independentes com um final único. A partir do “Balaio de Histórias”, “As duas mulheres e o Céu” – um conto de origem africana -, “Auto do Boi da Lua” – bumba meu boi tradicional -, e “Marinheiro Manuel” – conto de histórias de mar -, cada capítulo terá a duração de vinte minutos.

“As duas mulheres e o Céu” é um conto de origem africana em que duas mulheres de uma tribo africana, que usavam o pilão para moer seus grãos e depois maceravam, contam suas histórias para as crianças da aldeia. Porém como o céu, naquele tempo, era muito baixo, elas acabaram furando o pano do Céu dando origem às estrelas do firmamento.

“Auto do Boi da Lua”: o Coronel, dono da fazenda, sai em viagem e deixa o Boi da Lua, seu boi preferido, para seu vaqueiro de confiança, Pai Francisco, tomar conta. Só que a sua mulher, Catirina, está grávida, cheia de desejos e acaba convencendo Pai Francisco a tirar a língua do boi para ela comer. O boi acaba recebendo a visita inesperada do saci. O Coronel volta de viagem e vê o Boi da Lua caído e busca uma solução para levantar o animal. A solução vem da mandinga da curandeira Margarida de Colocó, que coloca as coisas no seu devido lugar e faz o Boi da Lua finalmente levantar.

“Marinheiro Manuel” é um conto inspirado nas Marujadas e nas Naus-Catarinetas. A história fala sobre o desejo incontido do Menino Manuel pelo mar. A fim de se tornar marinheiro, ele é atraído pelo imaginário, pelas aventuras e pelos perigos que cercam os navegantes. A jornada se desdobra nas diferentes etapas de uma dobradura de barco de papel enfrentando os perigos do mar e as tempestades

SERVIÇO:
Espetáculo “Brinquedos Cantados”
Temporada: 13, 20, 27 de agosto e 4 de setembro de 2021, às 16h
Dia 04/09 – Apresentação dos 3 programas em sequência, formando um programa de 60 minutos e exibido pelos canais do “Música no Museu” e “Céu na Terra”.
Duração: 20 minutos
Transmissão pelos sites www.musicanomuseu.com.br , www.radiomusicanomuseu.com

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -