- Publicidade -

Faro Editorial lança “Os Artigos Federalistas”, clássico que ratificou a constituição dos Estados Unidos

Publicado em:

 Faro Editorial lança “Os Artigos Federalistas”, clássico que ratificou a constituição dos Estados Unidos.

O direito à liberdade de expressão, o direito a ampla defesa, o direito a liberdade religiosa, e tantos outros que dão ao cidadão o simples direito de viver são algumas das premissas de qualquer democracia. Essas ideias foram expostas de forma detalhada através de artigos que ratificaram os princípios da primeira constituição do mundo e que se tornou modelo para todas as constituições criadas posteriormente, inclusive a brasileira.

Escritos por Alexander Hamilton, James Madison e John Jay, ““Os Artigos Federalistas” são compostos por 85 ensaios, resultantes de reuniões que ocorreram na Filadélfia em 1787, e tratam de posicionamentos teóricos sobre as questões e deveres coletivos, individuais, sociais, econômicos e culturais – preocupações estruturantes no nascimento daquele país.

Embora escritos há mais de dois séculos, esses ensaios atemporais se transformaram num clássico da ciência política, e até hoje são considerados insuperáveis em amplitude e profundidade sobre quaisquer outros produzidos posteriormente.

Revisitar estas ideias parece muito necessário no mundo contemporâneo, quando o Estado, em inúmeros países, começa a avançar sobre os direitos individuais dos cidadãos.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -