No dia 9 de setembro, o Paço Imperial inaugura a exposição “O som do tempo ou tudo que se dá a ouvir”, com uma grande instalação inédita e imersiva da artista carioca Ursula Tautz, resultado de cinco anos de pesquisa! A exposição fala sobre o tempo e memória através de uma grande instalação, que funcionará ligada ao entorno.

Na obra, nove toneladas de terra em formato de pirâmide soterram um trono, fazendo alusão à colonização e se relacionando com o Paço Imperial, local histórico, palco de importantes acontecimentos do nosso País. A terra, que é fértil, cheia de sementes, irá germinar ao longo do período da mostra, com flores e plantas brotando. Misturada a ela, está areia dourada e badalos de sinos.

Além disso, completam a mostra três vídeos inéditos, que estarão ligados ao entorno, funcionando de acordo com as badaladas dos sinos das várias igrejas localizadas ao redor do Paço Imperial. Ao tocar a badalada da meia hora, três vídeos, que serão projetados no espaço, serão paralisados; ao tocar a badalada das horas, eles se apagarão. Aliás, os vídeos tem a exata duração do tempo que o Paço Imperial fica aberto diariamente desta forma, cada visitante verá um trecho e terá uma experiência diferente.

“A obra tem relação com o nosso País. O trono soterrado pela terra faz alusão à colonização. E, após a pandemia da Covid-19, não foi mais possível desvincular o monte de terra das cenas que vimos todos os dias em consequência das inúmeras mortes causadas pelo vírus. Mas a terra é forte, preta e fértil, enquanto a areia dourada é uma referência às nossas riquezas, revelando a dicotomia do nosso país”, conta Ursula Tautz.

Serviço:
Exposição “O Som do Tempo ou tudo que se dá a ouvir”, de Ursula Tautz
Abertura: 9 de setembro de 2021, das 12h ás 18h
Exposição: até 21 de novembro de 2021
Paço Imperial (Praça XV de Novembro, 48 – Centro)
Telefone: (21) 2215.2093
De terça a sábado e feriados, das 12h às 18h
Entrada Franca
http://amigosdopacoimperial.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here