- Publicidade -

Rolé Carioca faz passeio virtual pelos teatros do centro

Publicado em:

Com o tema Teatros do Centro do Rio, o projeto cultural Rolé na Rede promove neste domingo, 26, às 10h, seu passeio virtual em homenagem ao Dia Nacional do Teatro, celebrado no último dia 19. O evento, 100% on-line e gratuito, será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom e terá transmissão simultânea pelo Facebook do projeto.  O link do Zoom será liberado às 9h50 nos perfis do projeto (Facebook e Instagram).

Guiados pelos historiadores Roberta Baltar e William Martins, os rolezeiros vão poder experienciar, ao longo desse Rolé, como o passado e presente da cidade dialogam com a história do teatro. Foi aqui, afinal, que a família real portuguesa mandou construir o primeiro espaço destinado às artes: o Real Theatro de São João, fundado em 1813, apenas cinco anos após a chegada da Corte ao Brasil. Localizado na Praça Tiradentes, onde hoje é o Teatro João Caetano, o lugar logo se transformou em ponto de encontro, local para ver e ser visto.

Alguns momentos importantes das artes cênicas e seus espaços na cidade serão abordados no passeio, como: o Teatro de Revista, que fazia crônicas da cidade e viveu dias de glória em espaços como o Teatro Rival e o Carlos Gomes; a inauguração do Theatro Municipal, em 1909, uma síntese do projeto republicano para a então capital do país; e o Teatro Riachuelo, antigo Cine Palácio e hoje um espaço plural de expressão e arte, unindo música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, com o objetivo de atrair os mais diversos públicos.

“Ao longo dos séculos, os espaços dedicados ao teatro se multiplicaram e o Rio de Janeiro conta hoje com mais de uma centena de teatros, com tamanhos variados e arquiteturas diversas, cada um com sua relevância histórica para a produção cultural da cidade. Este passeio virtual será uma grande oportunidade tanto para as pessoas conhecerem o papel social desses lugares na formação da cidade como para matarem um pouco da saudade dos teatros, tão afetados pela pandemia”, afirma Isabel Seixas, idealizadora e coordenadora do projeto Rolé Carioca.

Com tantos teatros cheios de histórias espalhados por todo o Rio, o passeio virtual do domingo será voltado para os espaços icônicos dentro do corredor cultural do Centro da cidade: desde a Praça Tiradentes, onde estão os teatros João Caetano e Carlos Gomes, passando pela Cinelândia e Lapa, com o Theatro Municipal, Riachuelo, Rival e Sala Brigite Blair. Também não poderia faltar o Tá na Rua, projeto do diretor Amir Haddad que leva as artes cênicas às praças da cidade.

O roteiro inédito integra a programação do nono ano do projeto Rolé Carioca, que já levou mais de 24 mil pessoas pelas ruas do Rio quando era realizado presencialmente e que, desde a pandemia da Covid-19, passou a ser virtual.

O Rolé Carioca conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Estácio e da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), copatrocínio da First RH Group e Shift Gestão de Serviços, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e apoio da Lecca.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -