- Publicidade -

Flipinha chega a sua 19ª edição em 2021

Publicado em:

Selecionado pela Chamada Petrobras Cultural para Crianças, o 19ª edição da Flipinha é um evento infantil da Flip que apresenta como principal atração a “Ciranda dos Autores”, entre os dias 22 e 27 de novembro, de forma virtual.

O evento, que faz parte da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), terá como principal atração a “Ciranda dos Autores”, entre os dias 22 e 27 de novembro, que acontece de forma virtual, com transmissão gratuita no Youtube. Aliás, no total, serão 22 autores participando da “Ciranda dos Autores”.

A iniciativa busca identificar e apoiar projetos que promovem o encontro entre o leitor e o escritor, a criança e a leitura, com foco em levar a infância como tema a eventos literários. Com a transmissão online, a expectativa é que o evento seja assistido por crianças de várias cidades do Brasil.

Paralelamente à “Ciranda dos Autores”, a Flipinha também aposta em atividades para professores, mediadores e pais, mas que atingirão as crianças por extensão. Entre elas, o Percurso Formativo Sementes, que começou em outubro e mobilizou a rede de ensino de Paraty. A ação ajudou a definir os nomes da Ciranda dos Autores e desenvolver um material para orientar as atividades pedagógicas dos educadores com seus alunos nos meses seguintes.

Outras formações em mediação de leitura estão sendo realizadas, desde outubro, em formato presencial e online, para educadores e futuros educadores de Paraty. Assim como as ações da FlipZona na Flipinha, direcionadas aos jovens; os Pés de Livros, presencial, que disponibilizará inúmeras obras literárias em espaços comunitários de Paraty; e o Publique-se, em formato híbrido, realizando oficinas voltadas à formação em técnicas de encadernação e experimentação gráfica para as crianças.

 Com a realização da chamada voltada ao segmento literário, a Petrobras mostra a importância de incentivar projetos de leitura em território nacional, e segue presente apoiando a cultura nesse momento de retomada das atividades presenciais. As primeiras ações foram a Bienalzinha, segmento infantil da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco; e a “Floresta Encantada Petrobras”, dentro da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Na programação de feiras e ações selecionadas, em 2021 ainda ocorre mais um evento tradicional: o segmento infantil da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Em 2022, ocorrerão a Feira Literária de Pirenópolis (GO), FIL Festival – edição “A experiência da literatura” (projeto virtual), a Fliminha, da Festa Literária Internacional da Mantiqueira (MG-SP) e a Flimo – Festa Literária de Morretes (PR).

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -