- Publicidade -

Navio Tara aporta no Museu do Amanhã, nos dias 5 e 6 de novembro

Publicado em:

Navio Tara
Foto: Julie Nadalec-Andrade

Entre os dias 5 e 7 de novembro, o Navio Tara ficará atracado no Museu do Amanhã durante escala da Missão Microbioma, que vai se dedicar ao estudo sobre os ecossistemas marinhos do Oceano Atlântico Sul. Aliás, durante esse período, uma série de atividades serão realizadas, entre elas, uma conferência, visitas virtuais e oficinas de sensibilização para crianças, jovens e adultos sobre a temática do oceano, poluição plástica e mudanças climáticas.

A embarcação pertence à Fundação Tara Océan, inteiramente dedicada ao conhecimento e compartilhamento científico do Oceano.

“O tema dos oceanos é muito importante para que a gente possa, certamente, abordar a regeneração ambiental em uma das principais pautas desta década. Os oceanos vêm sendo muito impactados, especialmente pela poluição e também pelas mudanças climáticas, e isso vem alterando a biodiversidade”, diz Leonardo Menezes, Diretor de Conhecimento e Criação do Museu do Amanhã.

Ele completa, “Ter o Tara Ocean ancorado ao lado do Museu e realizando eventos junto conosco traz essa agenda dos oceanos de uma forma protagonista”, conta Leonardo Menezes, Diretor de Conhecimento e Criação do Museu do Amanhã.

A conferência, que acontecerá no dia 5 de novembro, no auditório do Museu do Amanhã, reunirá cientistas, especialistas, personalidades e jovens para um debate sobre o futuro do Oceano sustentável. Além disso, o  evento também contará com uma apresentação de projetos concretos que pretendem contribuir para a redução de plásticos no entorno da Baía de Guanabara. As oficinas educativas abertas ao público acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro, no Observatório do Museu e contarão, ainda, com visitas virtuais ao navio laboratório Tara.

Durante os cinco anos do projeto AtlantECO – do qual faz parte a atual expedição-, dezenas de pesquisadores vão estudar os ecossistemas marinhos do Atlântico Sul, com a participação de 45 instituições de pesquisa de mais de 10 países, incluindo universidades brasileiras e entidades locais do estado e da cidade do Rio de Janeiro. Alinhada com os valores do Museu do Amanhã, a programação especial tem o objetivo de conscientizar o maior número possível de pessoas sobre a importância do conhecimento sobre o Oceano, com ações educativas junto às gerações mais jovens e também aos adultos.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -