- Publicidade -

Reality virtual, “Canceladas 2 – Crias da Zona Oeste” estreia no Youtube

Publicado em:

O Coletivo Arame Farpado tem como objetivo refletir a cidade a partir da ótica periférica enquanto cultura, linguagem e estética, partindo da investigação do coletivo sobre memória, território, sátira e a fricção entre realidade e ficção, o reality virtual, “Canceladas 2 – Crias da Zona Oeste” irá propor jogos artísticos que utilizam a competição como pretexto para a criação de redes, trocas e escuta entre as participantes.

Com 30 dias de duração e abordando temas como o isolamento social, negritude, território, acesso e questões de gênero e sexualidade, “Canceladas 2 – Crias da Zona Oeste” será transmitido todas às terças e quintas-feiras do mês de novembro, às 20h, no Youtube do coletivo.

"Canceladas 2 - Crias da Zona Oeste"Diferente da primeira edição que contou com 28 artistas, de diferentes regiões do Brasil, com trabalhos cancelados devido à pandemia do COVID-19, a segunda edição será apresentado por Tati Quebra-Barraco e João Pedro Zabeti e contará com 10 artistas periféricas (os) e faveladas (os) da Zona Oeste da Cidade de Rio de Janeiro.

O grupo tem como prioridade contar histórias ainda não contadas através de narrativas plurais, além disso impulsionar o alcance dos artistas convidados e para uns, criar novas possibilidades de enxergarem o mundo e, para outros, a possibilidade de se enxergarem em espaços historicamente negados.

De acordo com uma pesquisa da Ancine “o mercado cinematográfico brasileiro é uma indústria protagonizada por homens brancos”. Dos 142 longas-metragens brasileiros lançados comercialmente no ano de 2016, 75,4% são dirigidos por homens brancos e 19,7% por mulheres brancas, enquanto apenas 2,1% foram dirigidos por homens negros e nenhum filme foi dirigido ou roteirizado por uma mulher negra. Aliás, se considerarmos também a televisão, a representação de corpos negros é esteriotipada pelo olhar da elite, além disso, os corpos LGBTQIA+ muitas vezes não são sequer mencionadas nessas narrativas.

Através de uma arte acessível o Coletivo Arame Farpado com o reality busca questionar a “cerca de arame farpado” imposta de forma estrutural que segrega essa parte da população brasileira da produção artística audiovisual.

O isolamento social para favela e para a periferia colocou uma lupa em problemas estruturais básicos de sobrevivência. Segundo o jornal “El País”, a pandemia do Novo Coronavírus afetou bruscamente o setor da cultura no Brasil e no mundo, afetando principalmente artistas das favelas e periferias.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -