- Publicidade -

EAV Parque Lage apresenta as exposições “Rebu” e “Carta às intenções”

Publicado em:

EAV
Foto: Alice Loureiro

Duas exposições, em três espaços distintos, vão apresentar ao público os percursos trilhados pelos alunos dos programas de formação da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV) ao longo de 2021. Na Capelinha, espaço anexo às Cavalariças do Parque, será aberta “Carta às intenções”, no dia 20 de dezembro, reunindo trabalhos dos integrantes do “Programa de Formação”, voltado a alunos interessados em se aproximar do campo da arte.

Partindo de uma diretriz que orienta as práticas da EAV ao entender que a escola não é o único espaço possível de se aprender e fazer arte, a mostra “Rebu” acontecerá paralelamente em dois locais: nas Cavalariças (a partir de 20 de dezembro) e na Galeria 5 Bocas, em Brás de Pina (a partir do dia 18 de dezembro). A exposição, que apresenta obras dos artistas que cursaram o “Programa de Formação e Defomação”, inclui intervenções no Palacete e na área verde do Parque.

“A ideia é mostrar que tipo de função e de experiência com a arte é possível e interessante, não apenas trazendo novos públicos para a EAV, mas levando nosso conhecimento, nossos alunos e nossa circulação para outros espaços, de forma a discutir qualquer suposta centralidade”, afirma o curador da instituição, Ulisses Carrilho que compartilha a curadoria de Rebu com a professora Clarissa Diniz.

Aliás, a proposta de dividir a exposição “Rebu” em dois espaços foi também motivada pelo fato de um dos alunos do Programa de Formação e Deformação, Allan Weber, ser proprietário da Galeria 5 Bocas. Além disso, este ano, os integrantes do grupo tiveram como desafio pensar o espaço, o tempo e os deslocamentos.

“Os trabalhos dos alunos refletem suas múltiplas visões e são um espelho da diversidade que buscamos nesses programas. Estamos felizes em poder compartilhar com os cariocas e demais visitantes um pouco do que temos aprendido com eles. Convidamos também todos os agentes do campo da arte para conhecer nossos alunos e descobrirem novas formas de fazer e viver a arte”, diz a diretora da Escola, Yole Mendonça.

Pensar o tempo não é exatamente uma tarefa fácil, sobretudo quando uma pandemia parece ter alterado as percepções. “Para mim, foi muito importante entender como meu trabalho iria se comportar nesse mundo pós ou durante a Covid”, observa Almeida da Silva, participante do programa. “Pude pensar não apenas o tempo, mas as cosmologias, a invisibilidade e a ancestralidade em seus diversos âmbitos”, completa.

Além de Almeida da Silva e Allan Weber, Rebu tem obras de Ana Hortides, André Vargas, Anis Yaguar, Bruno Magliari, Carla Santana, Elisa Maciel, Esther Blay, Loren Minzú, Luiz Camaleão, Mayara Veloso, Patfudyda, Derrete e Tainan Cabral.

Se “Rebu” trabalha com uma ideia geral de tempo, “Carta às intenções” partiu de 15 intenções que, ao longo de oito meses, puderam, certamente, se ampliar, se contorcer, se contradizer, expandir e se confirmar. A exposição, surpreendentemente, reflete um convite feito à turma logo no início do Programa de Formação, em março deste ano: mergulhar nas narrativas e contra-narrativas da arte, um salto na complexidade deste campo cheio de possibilidades e armadilhas.

Durante os encontros, os alunos foram levados a conhecer e a adensar conceitos, teorias, práticas, histórias, pessoas e lugares que compõem o sistema de arte. “A mostra revela compreensões muito diversas da arte e o modo como cada um dos 15 participantes se situa nela”, explica a curadora Camila.

O programa funciona como um curso introdutório de arte e cultura contemporânea, trabalhando diversas formas de se relacionar com as narrativas da arte contemporânea e suas relações políticas, sociais, culturais e históricas. No início, eles elaboraram uma carta de intenções, na qual tratavam de sonhos, objetivos, pontos de partida e caminhos. A exposição apresenta, justamente, algumas das inquietações alimentadas ao longo do programa. .

A Escola de Arte Visuais do Parque Lage fica na Rua Jardim Botânico, 414.

“Carta às intenções”
Local: Capelinha da Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Abertura: 20 de dezembro, de 18h às 22h
Visitação: das 9h às 17h, de quinta à terça-feira, até 16 de fevereiro

“Rebu”
Local: Cavalariças da Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Abertura: 20 de dezembro, de 18h às 22h
Visitação: das 9h às 17h, de quinta à terça-feira, até 16 de fevereiro

Obs.: O palacete estará excepcionalmente fechado nos dias 18/12, 25/12 e 01/01/2022. Nos dias 24/12 e 31/12, a visitação será de 9h às 14h. Não é necessário agendamento para visitar a exposição ou a área verde, apenas para visitar o Palacete.

Rebu
Local: Galeria 5 Bocas, Brás de Pina
Abertura: 18 de dezembro, às 16h
Rua Taborari 881 – Brás de Pina
Visitação: das 10h às 20h

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -