- Publicidade -

“VISITINHA NAS ARTES” promove oficina de musicalização aos domingos

Publicado em:

O programa voltado para as crianças, o ‘VISITINHA NAS ARTES’ apresenta temática infantil e oficina de musicalização.

Selecionado pelo edital FOCA da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro, a “Visitinha nas Artes” foi criado pela percussionista, baterista e produtora Mila Schiavo, aliás, Mila foi primeira mulher em 90 anos, a ser convidada para ser julgadora no quesito Bateria no Desfile das Escolas de Samba em 2022.

Ao idealizar o projeto, Mila criou a personagem Batutinha, menina negra que almeja ser maestrina e caminha batendo os pés no ritmo das músicas, como se estivesse batendo num tambor. Seu amor pelas artes a levou a se abrigar na Cidade das Artes e lá ficou, servindo de exemplo de representatividade, inclusão e inspiração para jovens artistas.

Mila explica, “A Visitinha nas Artes” é uma forma lúdica de apresentar a Cidade das Artes para as crianças, para isso foi criada a personagem Batutinha, o fio condutor dessa história”.

Em um primeiro momento, as crianças poderão conhecer a história do complexo, sua arquitetura, e as salas de espetáculos e ensaios, que estão entre as melhores do mundo. A segunda parte do programa é a oficina de musicalização infantil, com conceitos musicais como regência, naipe, ritmo, melodia e harmonia.

O projeto é conduzido pela Professora de Musicalização Caroline Ribeiro, que interpreta a Batutinha. O programa é dividido em duas partes:

Visita guiada na Cidade das Artes, vai despertar o interesse das crianças nas artes e questões urbanas, tendo como partida o projeto do arquiteto francês Christian de Portzamparc, também responsável pelo Cité de La Musique de Paris. O roteiro criado por Massimo Ferrarese, apresenta a personagem Batutinha acompanhada de um guia profissional de turismo para a comunicação entre os participantes.

Oficina de Musicalização Infantil com duas professoras. Uma das professoras será a Batutinha e a outra o músico amigo, que estará ensaiando com ela. Existe uma relação entre a Batutinha andar marcando os pés no ritmo das músicas e seu desejo em ser maestrina. Antes do surgimento da figura do maestro, os músicos das orquestras eram “guiados” por uma marcação de tempo, ou seja, a marcação de tempo é, de forma bem simples, a primeira função do maestro em um coro ou orquestra. A aula ensinará de forma lúdica a importância do ritmo através de brincadeiras, percussão corporal e canto.

“VISITINHA NAS ARTES” acontece de março a dezembro de 2022. Os ingressos disponíveis no Sympla.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -