CantadasO Brasil conhece, certamente, o poder da voz de uma mulher, é justamente sobre esse poder feminino que o jornalista e crítico musical Mauro Ferreira discorre nas páginas do livro “Cantadas – Ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira”, perfilando 35 cantoras do Brasil em textos inéditos que combinam informação e análise sobre as trajetórias dessas artistas. O prefácio será assinado pelo DJ Zé Pedro.

Aliás, o lançamento está previsto para o segundo semestre, mas pode ser adiantado de acordo com o resultado da a campanha de financiamento coletivo que está sendo coordenada pela editora Garota FM Books na plataforma do Catarse, com recompensas como camiseta, bolsa, outros livros.

Além disso, o fato de serem 35 cantoras, e não 30 ou 40, alude ao fato de o autor estar completando em 2022 nada menos do que 35 anos de ininterrupta atividade como crítico musical. Essa trajetória tem sido pautada desde o início pela paixão do jornalista por cantoras, embora Mauro Ferreira sempre tenha escrito com igual assiduidade sobre cantores, bandas, duplas e instrumentistas ao longo da carreira.

“Sempre me identifiquei com as cantoras no jornalismo musical. Como consequência, eu acabei formando nas redes sociais, e mesmo antes das redes, uma base grande e fiel de leitores também movidos pela paixão por vozes femininas. O livro “Cantadas” é a celebração da arte e das vozes dessas 35 cantoras que provocam essas paixões e geram discussões entre o público do Brasil”, conta ele.

A seleção das 35 cantoras traz desde divas projetadas nos anos 60, como Elza Soares, Gal Costa e Maria Bethânia, até vozes sobressalentes no universo pop brasileiro a partir dos anos 2010, casos de Anitta, Ludmilla e Marília Mendonça. Em comum, todas as 35 cantoras têm o fato de terem  atuado entre 1987, ano em que Mauro iniciou sua trajetória no jornalismo, e 2022.

São elas: Adriana Calcanhotto, Alaíde Costa, Alcione, Ana Carolina, Angela Ro Ro, Anitta, Beth Carvalho (1946 – 2019), Cássia Eller (1962 – 2001), Cida Moreira, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Elza Soares (1930 – 2022), Fafá de Belém, Fernanda Abreu, Gal Costa, Joyce Moreno, Leny Andrade, Ludmilla, Margareth Menezes, Maria Bethânia, Maria Gadú, Maria Rita, Marília Mendonça (1995 – 2021), Marina Lima, Marisa Monte, Mart’nália, Nana Caymmi, Rita Lee, Roberta Sá, Sandra de Sá, Simone, Teresa Cristina, Vanessa da Mata, Zélia Duncan e Zizi Possi.

Aliás, o livro descende de outro projeto do autor, “Cantadas – A sedução da voz feminina em 25 anos de jornalismo musical” (2013), mas não se trata de uma edição revista e ampliada. O atual livro é inédito, com eventuais reproduções de um ou outro parágrafo do anterior. O que permanece igual é a paixão do autor pelas cantoras do Brasil.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here