- Publicidade -

Caravana Literária do Ecomuseu de Santa Cruz na Zona Oeste do Rio de Janeiro

Publicado em:

  Entre os dias 6 de maio e 23 de junho, a Zona Oeste do Rio de Janeiro recebe a Caravana Literária do Ecomuseu de Santa Cruz, evento patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, por meio do edital FOCA-Fomento à Cultura Carioca.

O projeto consiste em levar atividades voltadas ao incentivo e promoção da leitura a crianças e jovens, favorecendo o acesso à arte como linguagem expressiva e forma de conhecimento em espaços formais e não formais de educação. As atividades serão realizadas dentro do programa educativo do Ecomuseu de Santa Cruz, museu de território e equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, localizado em Santa Cruz.

A abertura do evento será livre para o público em geral (sujeito à lotação) e vai acontecer no dia 6 de maio, às 10h, no espaço SerCidadão de Santa Cruz (Rua Fernanda, número 140) com a presença do escritor Luiz Antonio Simas. Ele também é professor, historiador e compositor, além de Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na ocasião, ele vai falar sobre Escolaridade e Educação: A Sabedoria das Ruas. Já na parte da tarde, às 14h, no mesmo local, será a vez de receber a escritora e ilustradora Marília Pirillo, especialista em literatura infantil e juvenil. Outros destaques da programação ficam por conta da presença de escritores como Ernesto Xavier, Taís Espírito Santo, Severino Honorato e Raphael Moreira, nos dias 12, 19 e 26 de maio; além de Otávio Junior e Ninfa Parreiras, nos dias 2 e 9 de junho, respectivamente.

Todo o projeto contará com práticas culturais voltadas à literatura com artistas, educadores, escritores, poetas, cordelistas e ilustradores. A ideia é que os encontros aconteçam de forma itinerante, ou seja, percorrendo diversos locais pela região, com duas atividades por semana, durante dois meses. Os participantes serão recepcionados com atividades lúdicas voltadas para a leitura e depois participarão de uma atividade literária. Cada espaço receberá também saraus literários musicais com diferentes temáticas nos dois meses que contemplam o projeto.

De acordo com Gisele Lopes, uma das responsáveis pela realização da Caravana Literária do Ecomuseu de Santa Cruz, o evento tem o compromisso de oferecer uma programação cultural gratuita de qualidade aos moradores de Santa Cruz e entorno, além de proporcionar conhecimento, cultura, entretenimento e vivências para a região. A ideia do projeto é promover práticas culturais voltadas à literatura com artistas, arte educadores, mediadores de leitura, escritores, poetas e cordelistas e ilustradores, ampliando a relação do Ecomuseu de Santa Cruz com o seu território, fortalecendo os laços entre cultura e educação no processo de formação da cidadania”, afirma.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -