- Publicidade -

“O TAMBOR DOS PÉS” em única apresentação no Teatro João Caetano

Publicado em:

Montagem aborda as manifestações afro diaspóricas.

 Com a proposta de popularizar e democratizar a prática do tap dance no Brasil e unir forças no combate ao apagamento das culturas afrodiaspóricas, o espetáculo “O TAMBOR DOS PÉS” realiza através do Prêmio FUNARJ de Dança 2021 sua estreia no Teatro João Caetano.

O TAMBOR DOS PÉS
Foto: Thiago Sacramento

A peça tem como objetivo abordar o sapateado através do contexto vivido por africanos escravizados nos Estados Unidos na Revolução de Stono, em 1739, um levante que resultou na Lei do Negro da Carolina do Sul (1740), e que potencializou esta dança em seu significado principal, a comunicação. Aliás, a montagem traz o Tap dance retratado durante a resistência de povos africanos nos EUA, mesclando ritmos afro-brasileiros.

“O TAMBOR DOS PÉS” apresenta a resistência de danças populares brasileiras como o jongo, o samba e a dança afro, que, assim como o sapateado, passaram por processos de branqueamento e criminalização.

Tendo como enfoque a Revolução de Stono e a punição aos corpos negros através da Lei do Negro da Carolina do Sul, a montagem aborda a medida institucional que proibia os escravizados de receberem salário, formarem coletivos, aprenderem a ler e a tocar os seus tambores falantes, já que a prática se tratava de um complexo sistema de comunicação através do som.

Porém, após essa proibição, a resistência negra passou a ser representada com maior ênfase através de danças como o Ring Shout, o Hambone, entre outras manifestações que priorizavam a utilização dos corpos, da voz e, principalmente dos pés, por meio de uma sonoridade que o homem branco não entendia, como uma “música corporal” expressada pelo toque do “tambor dos pés”.

Com a intenção de desvendar a proximidade dos contextos afro-americano e afro-brasileiro na prática do tap dance, a estética do espetáculo é amparada pela cultura popular e pelo afrofuturismo, além disso, busca trazer ao palco signos em comum com as duas culturas, que possibilitem ao espectador uma experiência visual e sensorial dos caminhos da afrodiáspora.

O espetáculo nos dá a possibilidade de mergulhar no vasto mundo da poesia das danças, através de uma proposta que aproxima a musicalidade dessas duas etnias: Jongo, Samba, Jazz e Negro Spirituals. Afinal, como o Jazz fundamentou todas as bases rítmicas do tap dance, a forte relação deste ritmo com o cidadão afro-americano é semelhante ao contexto rítmico e sociológico do samba no Brasil.

Com a linguagem do tap dance misturada às danças populares brasileiras, “O TAMBOR DOS PÉS” traz à cena a possibilidade de compreendermos as manifestações afro diaspóricas em sua diversidade e semelhanças.

SERVIÇO:
Dia e hora: 14 de Maio às 18h
ONDE: Teatro João Caetano (Praça Tiradentes, s/n – Centro)
DURAÇÃO: 75 minutos
CLASSIFICAÇÃO: Livre

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -