Drauzio VarellaO “Conversa com Bial” dedica dois programas” ao medico Drauzio Varella que recentemente lançou o livro “O Exercício da Incerteza: Memórias”, em que reflete os aprendizados adquiridos em seus mais de 50 anos dedicados à medicina.

Exibido nos dias 16 e 17 de junho, Pedro Bial conversa com o médico abordando passagens importantes de sua carreira como o atendimento prestado a encarcerados na Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru, durante a epidemia de tuberculose e AIDS e que deu origem a um de seus livros mais conhecidos, “Estação Carandiru”, de 1999. Sobre o livro, o médico reflete sobre a sua criação, “Acho que é uma história contada não por quem foi preso, mas por alguém de fora. Acredito que esse livro trouxe um Brasil que a gente fingia não ver”, conta.

Drauzio fez parte da campanha da AIDS quando a epidemia estourou no país, já que ele havia feito um estágio em Nova York. “Foi por causa da AIDS que fui parar no Carandiru. Me pediram para fazer um vídeo e fui filmar a situação nas cadeias. Quando entrei, fiquei tão tocado que fiquei semanas pensando naquilo durante todo o tempo”, conta.

No dia 16, o programa enfatiza a trajetória pessoal e profissional de Drauzio Varella, resgatando a história de sua família, como a morte de sua mãe quando ele tinha apenas quatro anos de idade, a infância no bairro do Brás, em São Paulo, e a entrada para a faculdade de medicina.

 Já o programa de sexta-feira, explora o lançamento “O Exercício da Incerteza: Memórias”, sobre as implicações da ocupação médica, e a defesa de que esta não é uma ciência exata. Drauzio conta que se propôs a fazer nesse livro é uma discussão do que aconteceu na medicina nesses 50 e tantos anos e o que aconteceu com o país nesse tempo todo. Além disso, ele compartilha com Pedro Bial seu ponto de vista sobre a desigualdade social e saúde pública no Brasil.

Com direção artística de Monica Almeida, o ‘Conversa com Bial’ vai ao ar na TV Globo de segunda a sexta, após o ‘Jornal da Globo’. O programa também é exibido no canal internacional da Globo e em simulcast no Globoplay. As entrevistas também podem ser acompanhadas no podcast ‘Conversa com Bial’, disponível no Globoplay ou em qualquer plataforma de áudio.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here