- Publicidade -

“O Voo de Iparum” faz sessões gratuitas no teatro Café Pequeno

Publicado em:

"O Voo de Iparum"
Foto: Higor

Primeiro infanto-juvenil do Grupo Teatro Baio, grupo de teatro de Nova Iguaçu na Baixada Fluminense, “O Voo de Iparum” fará sessões gratuitas no teatro Café Pequeno dentro da programação do Projeto Midrash nas Escolas, do Midrash Centro Cultural.

“O Voo de Iparum” conta a história de um menino em situação de rua que se descobre pássaro. Durante a peça, Iparum divide com o público as dificuldades que enfrenta vivendo nas ruas e como descobriu sua ancestralidade após ser cuidado por Nanã, uma mais velha que também vive nas ruas e acolhe o pequeno Iparum.

Espetáculo feito para crianças e adultos, sobre crianças e adultos, apresenta temas como  respeito a toda a sociedade. E só Iparum poderia também nos guiar e nos levar de volta ao nosso cerne, a nossa ancestralidade que foi aprisionada ao adentrar os navios negreiros e que hoje voa um voo pela sua busca de liberdade e respeito social.

Iparum sem poesia, na dura realidade da vida é o retrato de mais um menino negro, sem proteção familiar e do Estado, sem documentos, que está sozinho nas ruas tentando sobreviver em meio a violência do abandono e da fome.

Em 2013, vinte e três mil crianças/adolescentes moravam nas ruas do País. Em 2018 o número subiu para quarenta e três mil e em 2019, a Ong Visão Mundial apresentou um relatório com o número alarmante de setenta mil crianças em situação de vulnerabilidade nas ruas do Brasil. E no mundo, são mais de cento e cinquenta milhões de crianças e adolescente, segundo a ONU. E o que mais poderíamos fazer com essa manhã desabrochada em pássaros? Teatro! Sendo este o nosso front diário, o local em que conseguimos nos organizar e enfim, conseguimos dizer aquilo que muitos não conseguem dizer ou quando dizem não são ouvidos. Nós que temos o privilégio de recebermos um público que há muito tempo se coloca a disposição de ouvir e pensar, temos o dever de ecoar essas vozes e fazer sentir o vento do bater de asas de milhares de crianças e adolescentes.

Com esse espetáculo, o ator Madson Vilela, que vive o jovem Iparum, foi indicado ao Prêmio CBTIJ de Teatro para Infância e Juventude de 2019 na categoria Melhor Ator em papel protagonista. Antes disso, nenhum grupo ou artista da Baixada Fluminense havia sido indicado ao prêmio, que é um dos principais prêmio de teatro para crianças e jovens do Brasil.

SERVIÇO:
“O voo de Iparum”
Indicação: LIVRE
LOCAL: Teatro Municipal Café Pequeno
Dia 05 de Julho às 10h e às14h
Entrada gratuita ( Sujeita a Lotação)
É necessário chegar minutos antes de cada sessão para conseguir os ingressos.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -