- Publicidade -

Vagalumes21 une obras de 12 expoentes brasileiros das artes visuais do século XXI

Publicado em:

Mostra apresenta exposição de arte, apresentações e atividades multidisciplinares.

Vagalumes21Com produção do empresário e músico Pedro Borges e com curadoria do artista Sergio Mauricio Manon e da antropóloga Ana Amado, a Mostra Vagalumes21 chega ao Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro. Os pavilhões recém inaugurados do museu exibem uma mostra conectada com o espírito de nosso tempo, multidisciplinar, que promove o acesso ao livro de arte, ampliando-o para as paredes da exposição.

A Mostra Vagalumes21 apresenta exposição de arte, apresentações e atividades multidisciplinares de frequências sonoras de cura, meditação, arte e educação nos três pavimentos do Pavilhão de Exposições Temporárias do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, de 18 de junho a 28 de agosto.

Vagalumes21 tem o intuito de suprir uma demanda cultural da cidade, como afirma o empresário e músico Pedro Borges, “Ao privilegiar a qualidade de troca com o público, a Mostra Vagalumes21 vocaliza uma importante demanda cultural de nossa sociedade no século XXI, certamente, com potencial para se tornar um evento de edição anual”.

Além da exposição, o projeto contempla um livro de arte, visitas guiadas e oficinas, uma iniciativa única. “O grande mérito dessa iniciativa é promover o acesso às artes visuais, ao livro de arte, ao aprendizado de meditação, às sessões de sound healing, desfazendo a ideia de que estes sejam restritos a um interesse elitizado. As diferentes atividades que compõem a mostra se entrelaçam na mesma motivação: trabalhar através da meditação e da arte e educação, o sentimento de que somos conectados uns aos outros”, afirmam os curadores, que concluem, “Estamos sujeitos em um mundo que, cada vez mais, nos virtualiza e nos segmenta em pequenas bolhas incomunicáveis”.

Aliás, para promover a ampliação do acesso ao livro de arte e às artes visuais, o projeto Mostra Vagalumes21 pretende expandir o livro para as paredes do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro, promovendo uma exposição de arte, com algumas das obras de arte que integram a publicação de arte Vagalumes21. Além disso, como parte da mostra, serão realizadas atividades multidisciplinares de meditação e arte educação.

Mario Moura fará vibrar as frequências sonoras de cura; Nanda Jank ficará responsável pela coordenação das meditações guiadas; e Aline Froza, coordenará as visitas guiadas e oficinas de arte. “O objetivo é facilitar o acesso à arte contemporânea, criando condições para que um público diversificado viva experiências significativas ao se relacionar com as obras e participar das atividades multidisciplinares, expandindo seu conceito de arte e ampliando sua própria visão de mundo”, afirma Pedro Borges.

Serviço:
Visitação: 18 de junho até 28 de agosto de 2022
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro ( Est. Santa Marinha, s/nº – Gávea)
De quinta a domingo, das 9h às 16h
Entrada gratuita
Publicação Vagalumes21 à venda no site!
Obs.: Todas as atividades da mostra são gratuitas.

Rota Cult
Rota Cult
Redação do site E-mail: contato@rotacult.com.br

Mais Notícias

Nossas Redes

2,459FansGostar
216SeguidoresSeguir
125InscritosInscrever
3.870 Seguidores
Seguir
- Publicidade -